Cuiabá | MT 07/05/2024
Variedades
Quarta, 31 de agosto de 2016, 10h37

Espaço Memória: a história do Judiciário de MT


A história do Poder Judiciário de Mato Grosso contada em fotos, imagens, documentos e obras de arte. No Espaço Memória do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) o visitante encontra tudo isso e ainda pode conhecer alguns documentos originais da época do Brasil Colônia.

O local conta com a exposição de documentos históricos que retratam a sociedade do final do século XIX e início do século XX, como uma petição manuscrita de um habeas corpus de 1.886, impetrado em favor de uma escrava alforriada, mas que teve a liberdade constrangida pelo seu antigo dono.

O visitante também tem a oportunidade de ver como era a estrutura do Judiciário no passado. O Espaço Memoria mostra a instalação completa de um Tribunal do Júri, que funcionou até 1.963 na Comarca de Diamantino. Sob a mesa do presidente do Tribunal do Júri está uma máquina de datilografia Remingtom, de 1.920.

O acervo de imagens guarda o registro de todas as sedes do Tribunal de Justiça, bem como uma galeria com o retrato de todos os ex-presidentes, uma obra de arte desenhada pelo artista plástico local Vitor Hugo. Além disso, é possível conhecer uma pintura de óleo em tela com o retrato do imperador Dom Pedro II, doação do presidente da província de Mato Grosso, João José Pedrosa, em 1.878.

Dentre os vários documentos históricos, o Espaço Memória guarda a prova de um crime cometido em 1.901. Trata-se de uma cédula de papel moeda, que instruiu um processo que apurou o crime de dinheiro falso.

O Espaço Memória realiza também o projeto Nosso Judiciário, uma ação que busca aproximar o Judiciário ainda mais da comunidade. O projeto realiza palestras nas escolas de nível médio e fundamental, mostrando o funcionamento e a estrutura do Poder Judiciário. Além disso, os estudantes de nível superior são recepcionados na sede do Poder Judiciário para uma visita em que recebem orientação, conhecem os plenários e demais estruturas. “Nosso objetivo é abrir as postas, permitir que a população conheça mais este Poder”, explica Neif Feguri, coordenador do projeto Nosso Judiciário.

O Espaço Memória funciona na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, localizado no Centro Político e Administrativo. A visitação é gratuita e pode ser feita das 9 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114