Cuiabá | MT 25/04/2024
Variedades
Terça, 27 de setembro de 2016, 09h25

Estudantes de MT participam de ação ambiental nos Jogos Escolares


Alunos-atletas da delegação de Mato Grosso participaram de uma ação ambiental dos Jogos Escolares da Juventude em João Pessoa. O projeto Carbono Neutro consistiu no plantio de 80 mudas de árvores no Centro de Convenções da capital paraibana, na tarde desta segunda-feira (26.09).

Os alunos fizeram um grande circulo para ouvir as orientações dos jardineiros, quanto ao plantio adequado das mudas nativas da mata atlântica (Ipê Amarelo, Otizeiro e Sibipuruna). Em seguida, os estudantes se dividiram em pequenos grupos para realizar a ação.

Os alunos da delegação de Mato Grosso, João Vitor e Dhyonatan Weirech, ambos da Escola Estadual Antônio Grohs, do município de Água Boa, plantaram uma muda de Ipê. Eles disseram que gostaram muito da experiência.

 

.

Vitor já havia realizado ação parecida em seu município, mas destacou que sempre é bom plantar arvores. “O Brasil precisa de árvores e principalmente Mato Grosso por conta do desmatamento”, disse o consciente garoto.

Já o seu colega, Weirech, nunca havia plantado uma muda, mas achou o projeto muito bacana. “Antes disso eu não tinha muito consciência do quanto é importante preservar o meio ambiente. Quando eu chegar na minha cidade vou contar essa experiência aos meus amigos”, destacou.

É justamente esta a intenção desse projeto: que os jovens sejam replicadores da importância de se preservar o meio ambiente. “Queremos que os alunos sejam multiplicadores desse processo no seu estado. Que as pessoas tenham a devida atenção com essa demanda do planeta”, destacou a Coordenadora de Sustentabilidade e Hospedagem dos Jogos Escolares da Juventude, Cristiana Lobo.

Ela explicou que o plantio das mudas é uma forma de compensar todo o dióxido de carbono produzido pelos jogos. “Todos os estudantes vêm de ônibus para o Centro de Convenções, a demanda dos hotéis aumentou muito por conta do evento e tudo isso gera muito poluição. Essa ação é uma forma de nós amenizarmos esse impacto ambiental gerado pelos jogos”, enfatizou.

Além do plantio da muda, Cristiana salientou que toda a concepção de se fazer os jogos foi pensada de forma sustentável. “Temos uma parceria com o governo da Paraíba que prevê o plantio de mais de duas mil mudas durante o ano todo. Temos lixeiras para o descarte dos resíduos dos restaurantes e para o lixo reciclável, que é enviado a uma cooperativa. Essas ações são feitas com recursos do Programa Solidariedade Olímpica, do Comitê Olímpico Internacional (COI)”, detalhou Cristiana.

Para o chefe da delegação de Mato Grosso, Manoel Fonseca, é extremamente importante que alunos do Estado participem dessas ações em prol do meio ambiente. “Penso que toda ação por menor que seja é válida. É uma tentativa ao nosso alcance de querer mudar uma situação”, afirmou.

O professor também entende que o sistema educacional deveria ter uma ação mais concreta, com disciplina obrigatória que ensine e eduque as pessoas desde a infância até a fase adulta a se relacionar e cuidar dos rios, do ar e das matas.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114