Cuiabá | MT 11/05/2024
Variedades
Terça, 20 de dezembro de 2016, 18h43

Inpev comemora 15 anos de atuação e reúne representantes do setor agrícola


Com a presença de cerca de 200 representantes de toda a cadeia produtiva agrícola (agricultores, indústria, distribuidores e poder público), aconteceu na noite de 19 deste mês a cerimônia de comemoração de 15 anos do inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias). Realizada em São Paulo, a solenidade enfatizou a contribuição do instituto, como núcleo de inteligência do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas), para a construção de uma agricultura sustentável.

O evento celebrou a integração entre todos os elos do Sistema. “Sem esta atuação conjunta, baseada no conceito de responsabilidade compartilhada, não teríamos chegado à posição de liderança mundial que alcançamos, ao destinar corretamente 94% das embalagens vazias de defensivos agrícolas colocadas no mercado”, destacou João Cesar M. Rando, diretor-presidente do inpEV. Ele ressaltou que o programa brasileiro é referência no mundo e está à frente de muitos países que têm sistemas similares. O Sistema já encaminhou para destinação ambientalmente correta mais de 400 mil toneladas de embalagens, desde o início da operação, em 2002. Tais resultados levaram a iniciativa a sermencionada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), durante a conferência do clima da ONU (COP 22), como exemplo de prática sustentável a ser seguida por outros países.

Durante a cerimônia, o secretário adjunto de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Rubens Rizek Junior, enfatizou que o Brasil deve se orgulhar deste programa. “A produção agropecuária brasileira é responsável. O Sistema Campo Limpo é motivo de orgulho nacional e não tem paralelo no mundo. É exemplo de atuação ética e voltada para a conservação do meio ambiente”, afirmou.

Foram homenageados representantes dos diversos elos da cadeia agrícola que participaram da história do inpEV: Mario von Zuben, diretor executivo da Andef (Associação Nacional de Defesa Vegetal); Ivan Sampaio, gerente de Informação do Sindiveg (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal); Tulio Teixeira de Oliveira, diretor executivo da Aenda (Associação Brasileira de Defensivos Genéricos); Luiz Cornacchioni, diretor executivo da Abag (Associação Brasileira do Agronegócio); Diogo Mazotini, gerente Jurídico e Administrativo da Andav (Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários); Evaristo Câmara Machado Netto, conselheiro da OCB (organização das Cooperativas Brasileiras); Daniel Kluppel Carrara, secretário executivo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da CNA (Confederação Nacional da Agricultura); Adilson Valera, diretor Comercial da recicladora Plastibrás; Carlos Roberto dos Santos, presidente da Cetesb, Rubens Rizek Junior, secretário adjunto da secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; e Jair Vieira Tannús Júnior, secretário de Recursos hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114