Cuiabá | MT 26/04/2024
Variedades
Quarta, 22 de fevereiro de 2017, 17h39

Estação da Arte: Clóvis dá exemplo de inclusão


Uma aula de solidariedade e incentivo à leitura. Foi assim o bate papo desta quarta-feira (22 de fevereiro) na Estação da Arte, da Rádio Web Estação TJ, entre o historiador e produtor cultural, Clóvis Matos, a jornalista Cristina Azevedo e a radialista Maira Matos. Também conhecido por difundir e proporcionar inclusão literária àquelas populações mais carentes, Clóvis também é o Papai Noel pantaneiro que distribui presentes nessas localidades e com isso, tira sorrisos fáceis daqueles que mais precisam de um pouco de atenção.

Sem trocadilhos, o projeto ‘Inclusão Literária’ já está literalmente na estrada há 12 anos, com a distribuição de mais de 45 mil livros em Cuiabá, Várzea Grande e outras 90 comunidades ribeirinhas e rurais. Já foram rodados mais de 60 mil quilômetros pelo estado de Mato Grosso, atingindo a marca de 500 mil pessoas com as visitas. “Onde existe dificuldade é onde o projeto passa”, contou ao explicar que essa é uma inciativa pessoal. “Nada é mais importante do que ler. As pessoas não leem porque não tem acesso ao livro e não porque não querem ler”, complementou.

Todo o percurso é feito pela ‘Furiosa’, uma caminhonete F75, símbolo do projeto e uma Kombi que é como se fosse um escritório itinerante onde leva os livros.

O ‘Inclusão literária’, conforme definiu é uma ideologia de vida, sem esperar dinheiro em troca. Ao invés disso espera difusão do conhecimento para que as pessoas evoluam a partir dos livros que lhes são oferecidos de forma totalmente gratuita. “A busca de parceiros é constante e o mais importante é que eles enxerguem que esta ação é um investimento e que tem um retorno fantástico”, falou.

O gosto pela leitura vem desde os 9 anos quando, no hotel em que a família tinha no interior de Goiás, lia gibis, revistas e jornais deixados pelos hóspedes que por ali passavam. Desde então o fascínio pelos livros cresceu e hoje ele vê que a alegria das pessoas, saber que elas estão conhecendo cada vez mais mundos e histórias diferentes é o que move o projeto e o que incentiva Clóvis a continuar. “Sem falar que as pessoas tendo um pouco mais de conhecimento ficam longe da malandragem”, pontuou.

Outra ação solidária surgiu a partir da vivência do trabalho de inclusão literária no pantanal mato-grossense. Sempre que chegava nas comunidades as crianças o chamavam de papai noel por associarem a sua barba branca com a do personagem natalino. A partir de então, Clóvis começou a se vestir como o bom velhinho, adaptando as roupas para o nosso clima quente e há cinco anos, leva presentes às comunidades ribeirinhas. No natal de 2016 foram 21 comunidades visitadas e 2.500 presentes distribuídos. São roupas, brinquedos, entregues em pacotes que contém, claro, um livro.

Para 2017 o objetivo é a expansão para mais cidades do interior, criando circuitos de pequenas feiras literárias, propiciando as ações do dia a dia da inclusão literária que é facilitar o acesso ao livro gratuito para as pessoas.

Os interessados em entrar em contato com Clóvis Matos para parcerias, doações (de livros e brinquedos) e mais informações podem ligar para o número: (65) 98135-1176 ou por meio das redes sociais (Facebook – Clóvis Matos e Clóvis Matos II).

Quem quiser fazer doações de livros podem se dirigir ao colégio Master do bairro Boa Esperança, em Cuiabá, e dizer que os exemplares são para o projeto inclusão literária. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114