Cuiabá | MT 09/05/2024
Variedades
Sábado, 09 de março de 2019, 14h35

UFMT sedia 1º Araguaia InterAtivo


A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus do Araguaia, sedia entre quarta (13) e sexta-feira (15) o 1º Araguaia InterAtivo. O evento, que antes era chamado de ICHS Interativo e era voltado apenas para os cursos das ciências humanas e sociais, passou por uma reformulação em 2019 para a abranger todos os cursos da UFMT, objetivando que mais alunos se juntem a discussão de temas que são importantes dentro da sociedade.

Nesta primeira edição, o evento terá o tema “Educação e saúde: um olhar através dos gêneros” e contará com minicursos, oficinas, palestras e rodas de conversas sobre os temas relacionados a Sexualidade e Gênero.
Para o professor Luís Bitante, um dos organizadores gerais do evento, a escolha do tema Gênero e Sexualidade tem como objetivo discutir a forma como a sociedade vê e trata as pessoas a partir desse fator e como esse fator determina a sua posição política e social dentro desta mesma sociedade.

“Em uma sociedade sexista, misógina, machista, lgbtfóbica, falar sobre Educação e Saúde através de olhares dos gêneros, em sua forma plural, é descontruir os lugares compulsoriamente impostos, e mostrar que é possível viver com respeito ao outro e que é possível viver com e na diferença”, afirma o docente, acrescentando ainda que o objetivo é tratar o tema de uma forma não científica, para que possa abranger todos os presentes.

A aluna de Jornalismo Suzana Ataide chama a atenção para a época em que vivemos “estamos em uma época em que o discurso de ódio está tendo uma enorme repercussão e isso é triste, revoltante e um regresso”. Para ela discussões como essas podem prevenir que esses casos aconteçam até mesmo dentro da universidade, onde episódios como esses são mais escondidos do que discutidos e tratados.

Para conseguir um bom público, a proposta do evento é concentrar as atividades em dois momentos. O primeiro que acontece durante os períodos matutino e vespertino, com minicursos e oficinas para propor diálogos, no formato de grupos menores, buscando proporcionar ao participante um outro olhar. Já o segundo momento ocorre no período noturno com três atividades que visam dar voz as minorias como as pessoas LGBTG e as mulheres.

Outra característica das atividades é a diversidade, que vai desde minicurso sobre o professor e o aluno LGBTQ+ na sala de aula até Alimentação nutricional para mulheres idosas.

O evento é gratuito e aberto ao público e as inscrições, limitadas, podem ser feitas a partir do site ou na página “I Araguaia InterAtivo” no Facebook.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114