Cuiabá | MT 25/04/2024
Variedades
Sexta, 08 de março de 2019, 15h57

Servidora do Detran comemora aniversário no dia das mulheres


 

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, tem um significado diferente para a servidora do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Eneide Souza Coelho Alencar. Ela completa 55 anos de idade nesta data e tem muito a comemorar: seus 38 anos de dedicação ao serviço público lhe trouxeram alegrias e muito aprendizado.

Todos os dias, às 08h, Eneide começa o dia em sua mesa de trabalho, repleta de envelopes de papel pardo, onde faz serviços administrativos dentro do setor de Habilitação do departamento. Já atuou como secretária assessora em diversos órgãos como Casa Civil, Educação e Segurança Pública, e atualmente está lotada no Detran, local que escolheu para trabalhar até se aposentar.

Cuiabana, vem de uma geração de trabalhadores do serviço público. Pai e mãe funcionários públicos foram o exemplo dentro de casa para que ela escolhesse a carreira que seguiu. Ingressou com apenas 16 anos no Executivo.

“Servidor público trabalha muito sim! Por muito tempo como secretária chegava muito cedo e não tinha horário para sair, sempre com muita dedicação, e tendo que conciliar a vida de mãe, dona de casa e servidora pública”, comenta Eneide sobre a sua trajetória e rotina do funcionalismo.

Ela avalia que na época que ingressou no serviço público, havia mais homens nas repartições, principalmente nos cargos de chefia. “Antigamente havia muito machismo, as mulheres hoje estão mais independentes. Minha filha com 21 anos é líder onde ela trabalha, imagina se naquela época que eu entrei no serviço isso poderia acontecer? Jamais.”, conta.

Um marco na sua trajetória de vida foi a chegada dos filhos. A dedicação que era integral ao trabalho, passou a ser dividida com os cuidados ao casal de gêmeos, que hoje têm 21 anos. Seus filhos foram os primeiros bebês de proveta de Mato Grosso, o que lhe rendeu reportagens na época.

“Não tenho do que reclamar, cada lugar que passei deixei a minha contribuição e levei o principal que foi o aprendizado e a experiência”, comemora, realizada após quase quatro décadas de serviço prestado.

Mulheres no Estado

Durante o mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, contaremos a história de algumas das milhares de servidoras públicas que, cada uma com sua contribuição, levam serviços ao cidadão e fazem o Estado de Mato Grosso.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114