Cuiabá | MT 29/04/2024
Variedades
Sábado, 17 de junho de 2023, 11h17

Sema faz mais de 200 atendimentos durante mutirão em Barra do Garças


Mais de 200 produtores rurais e seus responsáveis técnicos passaram por atendimento presencial individualizado com analistas do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Seis servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA-MT) estiveram em Barra do Garças entre 14 e 16 de junho para atender produtores rurais durante o 1° Mutirão Ambiental do Vale do Araguaia.

Idealizadora do evento, a produtora rural e diretora Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Teia Fava, defende que seus colegas de profissão busquem orientação diretamente na Sema. “Me surpreendeu muito a rapidez e a fluidez com que os atendimentos aconteceram”, disse.

Também produtor rural em Barra do Garças, Gilberto Quirino acompanha Teia na recomendação e destaca a importância do produtor rural participar diretamente da gestão ambiental de sua propriedade. “Se tiver outro evento, participe e se aproxime”, ressaltou.

Para a secretária Adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Luciane Bertinatto, o objetivo da Sema ir a campo falar diretamente com o produtor rural e seus responsáveis técnicos é levar informação e orientar para encontrar as soluções necessárias para assegurar mais fluidez e eficiência na validação dos registros feitos no Sistema Mato-Grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar).

“É importante levar conhecimento ao produtor rural para que ele saiba como ele deve fazer a gestão ambiental de sua propriedade e o processo de cadastramento ambiental rural. E assim manter esse rico ambiente natural da região seja preservado e a produção de Barra do Garças saia chancelada e acesso mercados nacionais e internacionais”, completou Luciane.

Atualmente, mais de 136 mil propriedades rurais estão registradas no Simcar e mais de 68 mil cadastros já foram analisados pela equipe de técnicos da Sema. Destes, mais de 24 mil apresentaram pendências e aguardam complementação do interessado. Em Barra do Garças, há 729 registros no Simcar, sendo que 345 processos já foram analisados.

O 1° Mutirão Ambiental do Vale do Araguaia foi realizado pela Acrimat, Imac, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Sindicato Rural de Barra dos Garças e Estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI) do município. Ibama, Empaer e Instituto Ação Verde também participaram da ação. Além do atendimento individualizado para o CAR, as entidades presentes também ofereceram serviços como consultoria para adoção de agropecuária regenerativa, programa de reinserção e monitoramento, orientações para obtenção de crédito rural, dentre outros.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114