Cuiabá | MT 30/04/2024
Variedades
Terça, 22 de março de 2011, 15h06
Temporada 2011

Orquestra Sinfônica da UFMT inicia Temporada 2011


Ensaios abertos e concerto marcam recepção aos calouros

 

A Orquestra Sinfônica da UFMT abre a Temporada 2011 no próximo dia 27, às 20h, no Teatro Universitário. Sob a regência do maestro Fabrício Carvalho, pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência, a OSUFMT contará com a presença dos solistas Habel dÿ Anjos, na viola de cocho, e Yllen Almeida, no violino. O concerto marca também um momento especial de recepção aos novos alunos da instituição que iniciaram suas atividades no último dia 14.

Para assistir ao concerto é preciso trocar um quilo de alimento não perecível pelo ingresso, a partir de sexta feira (25) no Teatro, em horário comercial. A capacidade do Teatro Universitário é de 506 lugares, estando esgotados os ingressos quando completado esse número de cadeiras.

Os ensaios serão abertos à comunidade. Acontecerão no Teatro Universitário, na terça (22), quarta (23) e quinta-feira (24), às 18h30. O ensaio geral será no sábado (26), às 10h, também no Teatro da UFMT.

Repertório - O repertório do concerto privilegia a formação sinfônica com a Abertura de "Rosamunda, Princesa do Chipre", ópera inacabada de Franz Schubert (1797-1828) e a “Sinfonia n. 1” de L. V. Beethoven, Op. 21, primeira das nove sinfonias do compositor. Escrita em Viena entre os anos 1799 e 1800, foi dedicada ao barão Van Swieten, melómano e amigo de Wolfgang Amadeus Mozart. Outra peça que compõe o repertório é “Czardas”, de Vittorio Monti, uma obra festiva – em húngaro significa Taberna - e que tem como característica principal o virtuosismo do solista ao violino, acompanhado pela intensa sonoridade da orquestra. Yllen Almeida, spalla e regente assistente da OSUFMT, interpreta a obra.

Outra obra marcante do repertório é “Sinfonia Pantaneira”, Habel dÿ Anjos, pesquisador, professor do Departamento de Artes do Instituto de Linguagens da UFMT. “Sinfonia Pantaneira” é uma grande homenagem à cultura local e um dos seus principais ícones, a viola de cocho. Com traços barrocos, a obra se desenvolve em quatro movimentos: “Pantanal quem fecit Dominus”, “Finis Vesperis”, “Sonoribus et coloribus” e “Exultantia chorda”. A viola é acompanhada pelo naipe de cordas da Sinfônica em um encontro histórico e aguardado por todos.

 

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114