Cuiabá | MT 30/04/2024
Variedades
Quinta, 31 de março de 2011, 10h46

Coxiponés abre ciclo brasileiro com clássico do cinema marginal


“Bandido da Luz Vermelha” será exibido amanhã

 

O cineclube Coxiponés exibe nesta quinta-feira (31), às 18h30, no Centro Cultural da UFMT, “O Bandido da Luz Vermelha”, de Rogério Sganzerla, uma produção de 1968 feita às margens do sistema institucional estabelecido para o cinema brasileiro durante a ditadura militar. A sessão dá início a um ciclo que traça a trajetória da cinematografia nacional, como um preparativo para a Mostra Piqui, evento que está sendo organizado para o mês de Maio, do qual o Coxiponés é um dos parceiros. A organização é feita por alunos de Radialismo e Filosofia da UFMT e do curso de Cinema da FAP – Faculdade de Artes do Paraná.

Durante todo o mês de abril o Coxiponés exibirá longas e curtas com a marca da invenção cinematográfica. Obras primordiais e raras (muitas renegadas e abandonadas) por mostrar um Brasil que escapava dos limites estabelecidos pelas amarras sociais ou pela censura durante os anos de chumbo. Do ciclo regional, as primeiras sintonias com a vanguarda européia, chanchada, pré-cinema novo e os filmes mais representativos do moderno cinema brasileiro, passando pelo Cinema Novo, o Cinema Marginal até as inventivas criações das pornochanchadas. O ciclo reúne uma filmografia essencial a cinéfilos, estudantes, educadores, realizadores e entusiastas de artes, história e cultura brasileira. O ciclo prevê exibições também no Pavilhão das Artes, no Palácio da Instrução, órgão da Secretaria de Cultura de Mato Grosso.

As sessões do Coxiponés têm o apoio da Associação dos Docentes da UFMT, Aadufmat, através de parceria com o Programa Cine Mais Cultura, do Ministério da Cultura, e a chancela institucional da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivências da UFMT, através da Coordenação de Cultura. Os filmes exibidos são do acervo do cineclube e do catálogo da Programadora Brasil, um programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura realizado pela Sociedade Amigos da Cinemateca sob a coordenação da Cinemateca Brasileira. Todas as sessões são gratuitas. Veja abaixo a programação completa.

 

 

PROGRAMAÇÃO MARÇO/ABRIL

Ciclo do Cinema Brasileiro – Pré-Mostra Piqui

Cineclube Coxiponés

Local: centro cultural da UFMT ( Sala Névio Lotufo)

Horário: 18h30min

 

Março

Dia 31 ( quinta) – O Bandido da Luz Vermelha (1968)

Rogerio Sganzerla

 

Abril

Dia 02 (sábado) – Ganga Bruta (1933), de Humberto Mauro.

Limite (1931), de Mario Peixoto.

 

Dia 06 (quarta) – Os Cafajestes (1962)

Ruy Guerra

 

 

Dia 07 ( quinta) – Meteorango Kid (1970)

André Luiz Oliveira.

 

 

Dia 14 (quinta) - Amadas e Violentadas ( 1975)

Jean Garret

 

 

Dia 28 (quinta) – O Despertar da Besta (1970) / Ritual de Sádicos (1982)

José Mojica Marins




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114