Cuiabá | MT 30/04/2024
Variedades
Quarta, 06 de abril de 2011, 06h08

Oficina de sabão ecológico da Sanecap é sucesso no bairro Doutor Fábio


"Um litro de óleo, quando jogado no rio, polui cerca de um milhão de litros de água”. Foi com essa observação que o gerente da Assessoria de Lideranças Comunitárias da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), João Lira, iniciou a oficina de sabão ecológico, realizada neste domingo (03-04) no bairro Doutor Fábio, durante a ação do “Projeto Popular”. O evento foi promovido pela Câmara de Cuiabá, por meio do vereador Misael Galvão, com o objetivo de levar ações de cidadania à população.

 

João Lira ressaltou que além de prejudicar o meio ambiente, o óleo usado em frituras também danifica a rede de esgoto, causando sérios prejuízos à Sanecap. “Nós temos compromisso com o meio ambiente, por isso criamos esse projeto que tem como objetivo a preservação dos recursos hídricos, oferecendo uma alternativa de reaproveitamento do óleo usado em frituras para fazer o sabão, tanto líquido, como em barra”, enfatizou João Lira, lembrando que óleo de cozinha é um resíduos altamente poluidor de rios e córregos.

 

João Lira lembrou ainda que a Sanecap, por meio do projeto do sabão ecológico, já capacitou mais de 100 mil pessoas, de quase todos os bairros de Cuiabá.

 

No domingo, cerca de 60 pessoas participaram da oficina. Todos eles receberam a receita do sabão, o certificado de participação e panfletos educativos, e, ainda, levaram como brinde uma garrafinha de sabão ecológico, produzido pela equipe da ASLC. Os procedimentos de como fazer o produto foi explicado pelas técnicas da Sanecap, Maria das Graças dos Santos e Lourdes Maria Caixeiro.

 

A dona de casa Eluide Silva mora do bairro Altos da Serra e disse que quando soube que a equipe da Sanecap ia realizar a oficina de sabão fez questão de participar. “Há muito tempo queria aprender a fazer o sabão com o óleo, estava só esperando essa oportunidade”, disse a dona de casa, ressaltando que conhece o benefício da reciclagem do óleo, que é além de ser ambiental, também gera economia, pois o sabão sai bem mais barato do que o comprado no supermercado.

 

A Sanecap também esteve no local oferecendo os serviços do setor comercial, como parcelamento de contas, verificação de débitos e tarifa social, além de informações sobre o sistema de água e esgoto.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114