Cuiabá | MT 30/04/2024
Variedades
Sexta, 08 de abril de 2011, 09h57

Cuiabá participa do Carnaval Integrando Culturas, no Peru.


A participação de Cuiabá, representando o Brasil, no Carnaval Internacional “Integrando Culturas”, realizado no período de 06 e 27 de março, em Tacna, Peru, contou com o apoio decisivo do Governo do Estado de Mato Grosso, segundo revela a professora da rede municipal de ensino, Jacy Proença. Junto com o evento foram comemorados o centenário de Machu Picchu, e o bicentenário de Francisco Antônio de Zela.

A delegação de Cuiabá, apesar de pequena, integrada por apenas 14 pessoas, teve uma participação bastante significativa. O ônibus partiu de Cuiabá no dia 24 de março, uma quinta-feira, para chegar em Tacna no dia 26, sábado, e assim poder participar do desfile. Porém as dificuldades de estradas sem asfaltos em território boliviano, além de outros impedimentos, atrasaram a chegada dos cuiabanos.

Pelas adversidades enfrentadas o governo peruano e de Tacna abriram espaço para apresentação do grupo Banana da Terra, que apresentou o carnaval brasileiro. As atividades do Carnaval Internacional "Integrando Culturas", diferente do nosso começou em 06 de março, com ancestral ritual do "Challa Mardi Gras" e terminou no dia 27 deste mês, com o desfile final, em uma avenida com mais de seis quilômetros. Sem arquibancadas, com o povo assistindo em cadeiras que ele mesmo leva. “É uma emoção muito grande”.

O Carnaval Internacional foi dividido em 4 fases: a primeira com as rainhas do Carnaval de Entrada, o Carnaval do Passado, desfile regional e nacional, o desfile internacional com participação de delegações de Bolívia, Chile, Brasil, México, Colômbia, entre outros.

A professora Jacy Proença também lançou o livro “Conhecendo Cuiabá – Na ótica da População Negra-Indígena”, com texto da própria e ilustração de Ricardo Leite de Almeida. Ela também apresentou, em Tacna, vídeos sobre os trabalhos de Mato Grosso para a realização da Copa do Mundo de 2014. “Quero aqui, agradecer de coração o apoio recebido do Governo do Estado e da Agecopa que puderam proporcionar para esses jovens a participação nesse evento”, disse.

Como militante, Jacy Proença lembra que Francisco Antonio de Zela e Arizaga, de quem se comemora o bicentenário em 2011, é considerado o precursor das lutas pela libertação da America Latina e quem fez a primeira declaração do primeiro a dar o “grito de liberdade na cidade peruana de Tacna em 20 de junho de 1811 e tentar começar a independência do Peru”, concluiu.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114