Cuiabá | MT 07/05/2024
Variedades
Segunda, 09 de maio de 2011, 13h06

Quase dois mil alunos já foram beneficiados com o projeto Defensoria vai à Escola


Alunos e professores da rede estadual de ensino têm recebido palestras com a proposta de viabilizar o acesso ao conteúdo da Constituição Federal, para que adquiram e reforcem seus conhecimentos acerca da República Federativa do Brasil, em seus princípios, aspectos sociológicos e políticos, ampliando a rede de informações.

Este é o projeto ‘Defensoria Pública vai à Escola', que objetiva promover a educação e orientar a respeito de cidadania, ética e direito. Ao todo, 190 escolas públicas estaduais vão participar do projeto, que também pretende mostrar o papel institucional da Defensoria Pública, estreitando o elo com a sociedade.

A proposta foi levada à Secretaria de Estado de Educação (Seduc) que, por meio do Centro de Formação e Atualização de Professores (Cefapro) intermediou o contato com as escolas e agendou as palestras.

“A Defensoria Pública tem a missão de levar ao conhecimento dos jovens os seus direitos e deveres para o exercício pleno de sua cidadania”, explica o subdefensor público-geral Sávio Copetti.

A Escola Estadual Jaime Veríssimo de Campos Júnior “Jaiminho”, localizada no bairro Jardim Tarumã, em Várzea Grande, foi a primeira a participar do projeto. As palestras foram realizadas nos três turnos e aproximadamente mil alunos, entre 12 a 55 anos, estiveram presentes.

A defensora pública Tânia Regina de Matos proferiu as palestras e abordou, com propriedade, os direitos do cidadão, a dignidade da pessoa humana e a atuação da Instituição junto à população. Ao fim de cada palestra foi aberto espaço para interação dos alunos, gerando debate sobre os assuntos discutidos.

No dia 05 de maio, quinta-feira, a instituição de ensino prestigiada foi a Escola Estadual André Avelino Ribeiro, localizada no bairro CPA I. Os defensores públicos Ademar Monteiro e Sávio Copetti, além do assessor jurídico Bruno Barcellos, proferiram palestras simultâneas.

O defensor Ademar Monteiro avaliou a palestra como “bastante proveitosa, e o projeto muito interessante e importante para o esclarecimento do que é Defensoria Pública e, sobretudo, para que os estudantes tenham conhecimento dos seus direitos e deveres como futuro cidadão, porque na essência só é cidadão aquele que é eleitor”, afirmou.

Realizadas no período matutino e noturno, as palestras levaram conhecimento a mais de 800 estudantes. Além de contribuir na formação do aluno, muitas dúvidas foram esclarecidas acerca dos direitos do cidadão.

“Senti que os adolescentes estão buscando conhecimento, prestaram muita atenção tanto nas palestras do período matutino quanto do vespertino, fazendo bastantes perguntas e participando. Me surpreendeu. À noite, com os adultos, não foi diferente. O projeto é viável e muito importante. Com certeza deve ter mudado alguma coisa na cabecinha deles”, explicou Dra. Tânia Regina.

PROGRAMAÇÃO
Dia 10 de maio – Escola Estadual Irene Gomes, bairro Figueirinha – Várzea Grande
Dia 12 de maio – Escola Estadual Djalma Ferreira de Souza, bairro Morada do Ouro – Cuiabá
Dia 17 de maio – Escola Estadual Maria Macedo Rodrigues, bairro Mapim – Várzea Grande
Dia 18 de maio – Escola Estadual Presidente Médici, bairro Araés - Cuiabá
Dia 19 de maio – Escola Estadual Victorino Monteiro da Silva, bairro CPA IV - Cuiabá
Dia 24 de maio – Escola Estadual Dunga Rodrigues, bairro Parque do Lago – Várzea Grande
Dia 26 de maio – Escola Estadual Alcebíades Calhao, bairro Quilombo – Cuiabá
Dia 31 de maio – Escola Estadual José Leite de Moraes, bairro Cristo Rei – Várzea Grande

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114