Cuiabá | MT 27/04/2024
Variedades
Segunda, 16 de abril de 2012, 18h26

''Onde a terra acaba'' é atração no Imagens em Pauta


Homenagem ao filme que o cineasta Mário Peixoto realizaria e nunca chegou a ser concluído, “Onde a terra acaba” (Brasil, 2001, 75 minutos), de Sergio Machado, será exibido amanhã (17), às 19 horas, no Sesc Arsenal. Entrada gratuita. Classificiação indicativa: 14 anos.
O filme continua o sexto ano de exibições do “Imagens em Pauta”, projeto realizado pelo Sesc Mato Grosso em parceria com a Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), Instituto de Linguagens (IL) e Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O “Imagens em Pauta” promove o interesse em ver e saber mais sobre filmes de diferentes estéticas e cinematografias, além de estimular a prática social de frequentar uma sala de cinema.
Neste primeiro ciclo de 2012, intitulado “Documentários e limiares”, o objetivo é observar diferentes procedimentos estético-narrativos que possibilitaram a alguns filmes brasileiros – indexados como documentários - lidar de modo inovador com temáticas específicas: da denúncia dos equívocos e do logro do projeto desenvolvimentista da Transamazônica no road-movie "Iracema", à observação dos conflitos sociais que persistem até hoje no Estado do Amazonas em "Terceiro Milênio", passando pelo tom memorialístico dos vestígios da vida e obra de Mário Peixoto em "Onde a Terra Acaba", até chegar ao mergulho no universo pessoal da cineasta Sandra Kogut em "Um Passaporte Húngaro".
Uma das novidades deste ano no “Imagens em Pauta” é a utilização de textos de apoio, que visam inspirar ainda mais a relação entre os participantes do projeto com os filmes exibidos. Para a sessão de “Onde a terra acaba”, foram selecionadas as resenhas “O limite de um artista”, de Lucas Rodrigues Pires e o “Onde a terra acaba”, de Felipe Bragança. Os textos estão disponíveis no twitter (@ImagensEmPauta.
Em virtude da reforma do Cine Sesc Arsenal, as exibições do Ciclo Documentários e Limiares acontecem no Salão Social. Como já é de costume, junto ao “Imagens em Pauta” acontece o “Terças com Café”, realizado pelo Sesc Mato Grosso, que oferece aos presentes na sessão, após bate-papo sobre o filme, um delicioso cappuccino.
Sobre o filme
“Onde a Terra Acaba” é uma homenagem ao filme que Mário Peixoto realizaria e nunca chegou a ser concluído. O roteiro foi estruturado a partir de uma montagem de trechos de diários, entrevistas e cartas do próprio Mário Peixoto, dando ao documentário um estilo autobiográfico. Além de centenas de fotos, entrevistas exclusivas de Mário Peixoto e trechos de “Limite”, o filme apresenta preciosidades como um making of realizado pela própria equipe de “Limite”, fragmentos inéditos do único rolo de filme do inacabado “Onde a Terra Acaba”, depoimentos de cineastas e amigos que conviveram com Mário e momentos emocionantes como a visita da atriz Olga Breno ao set de filmagem de “Limite”.
“Onde a terra acaba” é dirigido por Sérgio Machado e recebeu prêmios de melhor documentário em diversos festivais (Festival do Rio, Havana e Biarritz). Machado foi assistente de direção em “Central do Brasil” (1998), de Walter Salles, em “O primeiro dia” (2000), de Walter Salles e Daniela Thomas, e em “Abril despedaçado” (2001, filme do qual foi também co-roteirista), de Walter Salles. Estreou na direção de longa-metragem em 2001 com o documentário “Onde a Terra acaba”. Também dirigiu “Cidade Baixa” (2005) e “Quincas Berro d’água” (2010), além de ter colaborado no roteiro de “Madame Satã” (2002), de Karim Ainouz.
Na próxima semana (24), será exibido o filme “Um Passaporte Húngaro” de Sandra Kogut.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114