Cuiabá | MT 27/04/2024
Variedades
Terça, 17 de abril de 2012, 20h26

Nilson Pimenta, artista plástico mato-grossense, terá obra exposta em Paris



As obras da exposição “Teimosia da Imaginação – Dez Artistas Brasileiros”, que acontece em São Paulo, no Instituto Tomie Ohtake, também serão expostas na Fundação Cartier, em Paris. Dentre os dez artistas está Nilson Pimenta, artista plástico mato-grossense e professor do Ateliê Livre, que funciona no Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e está vinculado à Coordenação de Cultura da UFMT, por meio do Museu de Arte e Cultura Popular (MACP). Além da exposição em São Paulo as obras também foram retratadas em um livro homônimo, lançado em março deste ano, que narra a vida dos artistas.
Nilson Pimenta mudou-se para Mato Grosso aos seis anos de idade. O artista percorreu várias localidades trabalhando como peão, lavrador e cortador de cana antes de vir morar em Cuiabá. Sua obra retrata bem o tempo da meninice, vivido na roça. “Minha vida hoje em dia, em vista do que eu era, tô milionário, que antigamente, se tivesse na roça, tava ganhando vinte real por dia. Hoje, graças a Deus, eu faço a minha roça no quadro”, analisa o artista plástico. Mas às paisagens rurais não se restringe a sua obra. Nilson pinta sua invenção: “Eu trabalhei em muita coisa, pintei vários tipos de quadro, desenhei todas coisa que eu quis”, conta no livro.
Outra característica presente nas obras do artista é o erotismo, que faz parte desse universo popular do qual ele provém: “A malícia também é muito comigo, que eu sempre fui um cara que vê muita malícia com alguma coisa sensual ou um pouco erótica. Então isso de fazer as peladona – que tenho já um futebol, a pelada das pelada - é que, quando a gente era guri, ia tudo pelado no rio se fosse pra tomar banho, na roça era todo mundo à vontade e o pessoal tinha um grande respeito, mais do que hoje. [...] Eu não fazia uma pornografia mesmo. Porque às vezes eu não chegava de ver, só sentia alguma coisa erótica ali, a ânsia de sexo. E gente é desse jeito.”, afirma.
Além de Nilson, são retratadas no livro a obra e a vida dos artistas Antônio de Dedé, Aurelino dos Santos, Cícero Alves dos Santos (Véio), Francisco Graciano Cardoso, Getúlio Damado, Izabel Mendes da Cunha, Jadir João Egídio, José Bezerra e Manoel Galdino de Freitas. Todos ligados às raízes da cultura popular nacional. Homens e mulheres de origem rural que encontraram na arte uma forma de expressar a realidade que vivem e viveram, suas tradições e costumes. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114