Cuiabá | MT 27/04/2024
Variedades
Terça, 17 de abril de 2012, 20h46

UFMT promove concurso de criação publicitária da Festa de São Benedito


curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em parceria com a comissão de Festas de São Benedito 2012, com o apoio da Meio & Mercado Comunicação Total, promove um concurso de criação publicitária voltado para alunos de Publicidade e Propaganda de instituições públicas e privadas de Cuiabá e Várzea Grande. O objetivo é escolher a campanha institucional de divulgação da Festa de São Benedito 2012. As inscrições podem ser feitas, até o dia 11 de maio, na secretaria da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, das 14 às 17 horas. O regulamento, o briefing de criação e a ficha de inscrição estão disponíveis na página da UFMT no endereço eletrônico www.ufmt.br.
O concurso tem como proposta “São Benedito nosso protetor, dai-nos saúde para vivermos na unidade e no amor”, reforçando o tema da Campanha da Fraternidade 2012 “Fraternidade e Saúde Pública”. Podem participam estudantes regularmente matriculados nos cursos de Comunicação Social da UFMT, da Universidade de Cuiabá (Unic), do Centro Universitário Cândido Rondon (Unirondon), do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) e do Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura (Icec). Serão premiados os trabalhos dos três primeiros colocados, com certificados de extensão, certificado de participação, troféus e prêmios oferecidos por empresas e instituições parceiras. O trabalho vencedor será utilizado como campanha de divulgação institucional da Festa de São Benedito 2012.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (65) 3615 8407 (Coordenação de Ensino de Graduação de Comunicação Social da UFMT), 3322 5473 e 3322 3677 (Secretaria da paróquia) ou pelos e-mails paroquia.rosario@terra.com.br, afraniomotta@meioemercado.com.br.
Cuiabá e São Benedito, uma única história
Os primeiros registros da Festa de São Benedito remontam à formação do núcleo urbano da então vila que, mais tarde, daria origem a Cuiabá. Em 1722, a festa já era realizada em uma capela de Nossa Senhora do Rosário, organizada pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito.
Em 1823, essa irmandade pediu autorização a Dom Pedro I para o culto a São Benedito, e essa pode ser a provável data da construção da capela na lateral da Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
Com o passar dos anos, a Festa de São Benedito cresceu tanto que acabou superando a de Nossa Senhora do Rosário, realizada na primeira semana de outubro.
Até 1920, a festa era realizada na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, quando então Dom Aquino Correa resolveu proibir as touradas, que eram festas muito populares em Cuiabá. Para compensar a proibição, a família Eubank resolveu realizar a festa de São Benedito em sua casa, oferecendo comes e bebes a população, com anuência dos párocos. A partir daí, durante muitos anos a festa passou a ser realizada na casa dos festeiros.
Já na década de 70, a festa passou a ser realizada permanentemente na casa de Dona Bem-Bem Rodrigues Palma, localizada na Rua Barão de Melgaço, onde ficou até o início da década de 80. Com isso, Dona Bem-Bem pode ser considerada como uma das maiores incentivadoras da comemoração ao santo negro.
No início da década de 80, o crescimento da cidade e por consequência da festa, pôs fim à tradição de distribuir comida e bebida gratuitamente à população.
Os festeiros decidiram então, dividir os festejos em duas categorias: a festa da elite, que incluía baile no Clube Dom Bosco; e a festa popular, realizada o ginásio da Lixeira. Contrariando tudo que São Benedito defendeu em sua vida, dividir ricos e pobres foi um modelo pouco aceito, e por decisão dos párocos da Igreja do Rosário reunificaram as festividades que passaram a ser realizada no entorno do templo.
Hoje, a Festa de São Benedito cresceu e ganhou notoriedade como o mais importante evento religioso e cultural do estado de Mato Grosso.
Uma festa que transcende a religião
Hoje a festa de São Benedito é, reconhecidamente, a mais popular do Estado de Mato Grosso. Reúne um público superior a 10 mil pessoas por dia no entorno da igreja para as celebrações religiosas da madrugada, seguidas dos tradicionais “chá-cô-bolo”, e à noite, apresentações culturais, feiras gastronômicas com comidas típicas, shows artísticos e no domingo o encerramento da festa com a grandiosa procissão.
O evento hoje venceu as barreiras da religião para tornar-se um dos mais importantes acontecimentos culturais mato-grossenses. Resgatar a história da Festa de São Benedito nos permite conhecer de que forma se deu a fundação da cidade de Cuiabá, inicialmente Arraial de Forquilha às margens do Rio Coxipó do Ouro e em seguida Vila Real do Senhor Bom Jesus, seu processo de colonização iniciado por bandeirantes paulistas e negros, ao lado dos índios que aqui viviam, e bem mais tarde por libaneses, paraguaios, bolivianos e europeus de diversas nacionalidades. Esse contingente populacional manteve-se isolado por um longo período de tempo, e essa convivência sem grandes interferências externas, deu origem a uma cultura única e peculiar, com traços multiculturais.
Mais recentemente, o grande fluxo migratório de gaúchos, paranaenses, catarinenses, paulistas e nordestinos, consolidou a imagem de Cuiabá como metrópole multicultural, onde a cultura local procura conviver harmonicamente com as culturas chamadas “alienígenas”. Com ritmo próprio e específico de Cuiabá, os seus habitantes, vindos dos mais diversos lugares, com diferentes trajetórias e bagagens culturais, construíram cada um do seu jeito, um modo de sobrevivência nesse espaço, resultando em uma multiplicidade de configurações em sua vida social. Esse quadro inseriu a Festa de São Benedito nesse processo de evolução, impondo sua existência em um processo de responsabilidade social, ou sustentabilidade social.
Hoje, os recursos arrecadados na festa e as ofertas feitas durante o ano proporcionam a Paróquia do Rosário e São Benedito estabelecer uma parceria com a entidade beneficente de Educação Infantil Fé e Alegria, desta forma ajudando a manter uma escola de primeiro grau no bairro Planalto com 280 crianças; uma escola para crianças deficientes, com 40 matriculadas, e duas creches, cada uma com 75 crianças entre dois e sete anos. Os mesmos recursos são utilizados também no apoio oferecido pela Paróquia ao Sítio Beato Anchieta, tendo em vista que o atendimento inicial às famílias e dependentes químicos acontece nas instalações da Paróquia sem custo para a Associação Resgatando a Cidadania – Sitio Beato Anchieta e Casa de Apoio do Bairro Planalto - são realizadas ainda promoções nas dependências da Cozinha e Salões de São Benedito, no calçadão da Igreja com a iniciativa e contribuição dos festeiros e devotos de São Benedito. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114