Cuiabá | MT 20/05/2024
Variedades
Quinta, 31 de maio de 2012, 19h48

ENEM - Dois primeiros dias têm mais de 1,15 milhão de inscritos


Em apenas dois dias, mais de 1,15 milhão de estudantes inscreveram-se na edição 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O balanço foi apresentado pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, na manhã de ontem (30), no programa de rádio Hora da Educação, produzido pela Assessoria de Comunicação Social do MEC.

As inscrições para o Enem, feitas pela internet, tiveram início na segunda-feira (28) e vão se estender até 15 de junho. “As inscrições são um sucesso. Em dois dias, já tivemos mais de 1 milhão e 150 mil inscritos, que acessaram a internet de forma bem tranquila”, disse o ministro. “Devemos ter um crescimento bem importante no número de inscritos este ano.”

O destaque do programa foi a mudança na correção da prova de redação, que ganha cinco critérios de competência e uma redução na discrepância da nota final. A diferença de pontuação entre os dois corretores passa de 300 para 200 pontos. Um terceiro corretor lerá a redação em casos de discrepância entre essa nota final ou entre as competências.

Se ainda assim persistirem discrepâncias, o texto será encaminhado para uma banca final. “O filtro é muito mais rigoroso. A convergência da redação é muito mais consistente e objetiva. Nós damos muito mais segurança de ter uma excelente correção para que o aluno competir em iguais condições com os outros milhões de concorrentes”, explicou. Em julho, será publicado um manual da redação com exemplos de boas redações.

Mercadante comentou a ampliação da logística para garantir a segurança na aplicação do exame, em 3 e 4 novembro. “Triplicamos os itens que precisarão ser checados, ou seja, serão 3.349 pontos de monitoramento para a segurança do Enem, que é o segundo maior exame do mundo. Só perde para a China”, disse.

O caráter republicano do Enem também foi ressaltado pelo ministro. O Enem permite acesso ao Programa Universidade para Todos (ProUni), ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), às universidades públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e ao programa Ciência sem Fronteiras. O Enem também certifica o estudante que não concluiu de forma regular o ensino médio. A partir de 2012, a nota de corte para a certificação sobe de 400 para 450 pontos em cada área e será de 500 na redação. (MEC) 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114