Cuiabá | MT 20/05/2024
Variedades
Quarta, 06 de junho de 2012, 20h02

UFMT participa da 9ª Conferência Internacional de Áreas Úmidas


Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (INCT Áreas Úmidas - INAU), participa da nona edição da Conferência Internacional de Áreas Úmidas (9ª Intecol), até sexta-feira (8), em Orlando (EUA). Principal evento internacional em ciência de áreas úmidas, a Intecol ocorre a cada quatro anos. A última foi realizada, em Cuiabá (MT), em 2008, organizada pela UFMT, em parceira com o Centro de Pesquisas do Pantanal (CPP).

Aberta ontem (5), a 9ª Intecol reúne mais de mil pessoas, de 45 países. A UFMT/INAU e o CPP participaram de duas sessões com apresentação oral de trabalhos. A sessão proposta pelo INAU - “Uma abordagem integrada para o uso sustentável de áreas úmidas” - ocorreu na segunda-feira (4), das 13h30 às 17h30, e contou com apresentação de trabalhos pelos professores Cátia Nunes, Michèle Sato, Paulo Teixeira e Wolfgang Junk. Já a sessão “Inter-relações entre fatores relacionados à hidrologia, ao uso da terra e à biodiversidade no Pantanal e nos everglades” ocorreu das 8h30 às 17h30, e teve a participação dos professores da UFMT, Pierre Girard, Cátia Nunes e Paulo Teixeira, além de trabalhos apresentados por professores da Florida International University (FIU), Florida State University e University of Miami.

A parceria entre a UFMT e instituições da Flórida ganhou impulso em julho do ano passado, quando professores da UFMT participaram de uma oficina de trabalho na FIU, a fim de identificar sinergias e interesses comuns entre pesquisadores do Pantanal e dos everglades. Como consequência, há uma proposta de projeto de pesquisa em análise pelo National Research Council (EUA). Se aprovado, o projeto propiciará, durante cinco anos, uma intensa colaboração entre os parceiros, que incluirá, além de recursos para a pesquisa, a mobilidade de estudantes e pesquisadores entre os dois países. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114