Cuiabá | MT 13/05/2024
Variedades
Sexta, 28 de junho de 2013, 07h12

Curso capacita técnicos na avaliação das marcas de arroz


Curso de capacitação para técnicos

O “curso de capacitação para aplicação do método de avaliação de desempenho das marcas comerciais das indústrias arrozeiras no mercado varejista de Mato Grosso" é realizado nesta quinta-feira (27.06), no auditório do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) de Várzea Grande. A capacitação é organizada pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em parceria com a Embrapa Arroz e Feijão (de Goiânia).

Na parte da manhã, foi exposta a teoria do método. Pela tarde, vai ter a parte prática com visita in loco em supermercados para realização de pesquisa sobre o consumo de arroz na cidade. O objetivo é verificar se o maior volume de arroz comercializado em estabelecimentos varejistas é produzido em Mato Grosso ou se é proveniente de outros estados.

O analista da Embrapa Arroz e Feijão, Carlos Magri Ferreira, afirma que Mato grosso ocupa o quarto lugar em nível nacional na produção de arroz. “80% do arroz produzido no Brasil vem da região sul, Mato Grosso está em quarto lugar, a hipótese que levantamos é que a população mato-grossense consume mais o arroz produzido dentro do estado, o que é ótimo pois movimenta o mercado interno, então, através da pesquisa, nós vamos confirmar isso ou não”, explicou Magri.

A instrutora do curso, engenheira de alimentos da Embrapa Michela Okada Chaves, especialista em comportamento do consumidor, ressalta a disposição dos produtos nas gôndolas pode influenciar ou não o consumidor na hora de comprar. “Quanto mais visível pelo consumidor, mais o produto é comprado”, ressalta Michela.

O curso capacita os técnicos da Empaer na coleta de dados de marcas comerciais de arroz em estabelecimentos varejistas e atacadistas. Ele representa a fase final do “Projeto de Pesquisa para Desenvolvimento de Tecnologia para Produção do arroz de Terras Altas”, implantado há mais de três anos em Mato Grosso, numa parceria entre a Empaer, Embrapa Arroz e Feijão e o Sindicato Estadual das Indústrias de Arroz no Estado de Mato Grosso (Sindarroz).

“Este curso é a finalização do nosso projeto. Já foram feitas as pesquisas, melhoramento e implantação de novas cultivares. O objetivo é melhorar a qualidade do arroz, então, agora nós queremos saber como é que está chegando o arroz para o consumidor e a sua aceitação, pois o arroz produzido no sul é o irrigado, o que demanda maior custo de produção. Já o arroz produzido em Mato Grosso é o de Terras Altas ou arroz de sequeiro, ou seja, sem irrigação, o que consequentemente tem menor custo de produção”, explicou a engenheira agrônoma da Empaer, doutora Eliane Maria Forte Daltro, uma das responsáveis pelo projeto. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114