Cuiabá | MT 13/05/2024
Variedades
Sexta, 28 de junho de 2013, 10h19

Coordenadora da Sala da Mulher participa do lançamento do 5º prêmio ODM


No encontro realizado nesta quinta-feira (27), Dilair Savi parabenizou os parceiros do movimento e destacou a atuação da Assembleia Legislativa em prol das causas sociais

Coordenadora da Sala da Mulher Dilair Savi participa do Lançamento da 5ª edição do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio 

A coordenadora da Sala da Mulher, Dilair Savi, participou nesta quinta-feira (27) do Seminário de Lançamento do 5º prêmio ODM Brasil, ocasião em que foi celebrado o termo de adesão ao Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedades entre o Parlamento Estadual e Governo Federal. De acordo com o Ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência da República, o intuito é seguir as metas do milênio estabelecidas pela Organização das Nações Unidas em 2000, com o apoio de 191 nações, e que ficaram conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

E nessa lista de prioridades estabelecidas pela ONU está o desafio de acabar com a fome e a miséria; oferecer educação básica de qualidade para todos; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; combater a AIDS, a malária e outras doenças; garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, além de estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

Vale ressaltar que a ação mundial, que conta com a adesão de vários estados brasileiros, tem o apoio incondicional da Assembleia Legislativa de Mato Grosso que é referência quando o assunto é o trabalho social. As ações da Casa de Leis são feitas por meio da Sala da Mulher, que desde a sua criação tem priorizado às famílias de baixa renda. Na opinião de Dilair Savi, esse tipo de movimento é muito importante, principalmente no Estado, tendo em vista que por aqui, pelo menos 12% da população ainda vive em situação vulnerável.

“Mato Grosso já avançou muito nesse sentido (erradicação da pobreza), mas temos capacidade de fazer muito mais por nossa gente. Cerca de 12% da nossa população ainda vivem em condições precárias, mas é a partir de ações como essa, organizada pela ONU, que poderemos atingir o nosso objetivo”, avaliou Dilair ao destacar que a Sala da Mulher também trabalha no sentido de contribuir para que o Estado consiga atingir nos próximos dois anos as oito metas propostas pelas Nações Unidas.

Otimista, a coordenadora da Sala da Mulher enfatizou que o projeto só tem a crescer em Mato Grosso, em razão das ações realizadas pelo movimento serem executadas com o apoio de vários parceiros, seja ele da iniciativa pública ou privada. Ela destacou também que o contato direto com os municípios facilita bastante esse trabalho. “É impossível desenvolver uma boa ação se não tivermos parceria, e o apoio dos municípios nesse contexto será fundamental”, observou Dilair.

E por falar em cidades do interior, as primeiras prefeituras a aderirem ao movimento foram: Dom Aquino, Poxoréu, Campo Verde, Jauru, Guarantã do Norte, Rondonópolis, Barra do Garças e Tangará da Serra. O ato contou com a participação da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). Convém lembrar que nos próximos dias será definido o município que representará o movimento na região Norte.

São parceiros do movimento o Senai, Sebrae, Petrobrás, Eletrobrás–Furnas, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste.

Desafios - O objetivo da ONU de reduzir a fome e a pobreza extrema até 2015 a 50% do que era em 1990 foi lançado pelo Brasil em 2002. Cinco anos depois, a meta nacional de minimizar o percentual de pobres a um quarto da de 1990 – apesar de mais ambiciosa – também foi cumprida e superada em 2008. De lá para cá, o Brasil sem Miséria potencializou esse esforço e agora, o intuito do programa é de retirar mais de 16 milhões de brasileiros da extrema pobreza.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114