Cuiabá | MT 13/05/2024
Variedades
Sexta, 28 de junho de 2013, 12h42

Auditoria fortalece Unidades Setoriais para melhorar o controle interno


A fim de fortalecer seu papel de orientação e prevenção na administração pública, a Auditoria Geral do Estado de Mato Grosso (AGE-MT) iniciou um ciclo de capacitação aos servidores das Unidades Setoriais de Controle Interno (Unisecis). Tecnicamente subordinadas à AGE-M, as Unicesis são um braço da Auditoria em cada órgão e entidade do Poder Executivo. São elas que dão apoio à AGE no exercício do controle dos atos administrativos antes, durante e depois da ocorrência para garantir a correta aplicação dos recursos públicos.

A necessidade de capacitação foi apontada pelos servidores nas visitas técnicas realizadas pela AGE às Unidades Setoriais para traçar um panorama da estrutura e do funcionamento das Unicesis, bem como das oportunidades de melhoria. As capacitações visam preparar os servidores para verificar a conformidade e a legalidade dos procedimentos; a estrutura, o funcionamento e a segurança dos controles internos em suas respectivas pastas.

Na semana passada, por exemplo, a equipe da AGE se reuniu com o secretário-adjunto Executivo do Núcleo Ambiental, Benedito Nery Guarim Strobel, e os servidores da Unidade Setorial do Controle Interno da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) para orientá-los acerca de suas atividades.

Além disso, a superintendente de Desenvolvimento dos Subsistemas de Controle da AGE, Kristianne Marques, ressalta que as equipes de auditoria também passarão a atuar mais próximas das Unicesis em situações complexas. Uma delas é o auxílio à Secretaria de Estado de Administração (SAD) na elaboração e execução de ações para atender às recomendações da AGE e do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de melhorias nos processos relativos à concessão de benefícios previdenciários aos servidores públicos estaduais.

O secretário-adjunto de Auditoria, Emerson Hideki Hayashida, observa que essa maior interação com as Unisecis se deve à ampliação do quadro de servidores da AGE, bem como à atuação por áreas de gestão (pessoal, contratos, contabilidade etc), e não mais por secretaria, o que permitiu um trabalho mais sistêmico sobre os macroprocessos.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114