Cuiabá | MT 27/04/2024
Variedades
Sábado, 29 de junho de 2013, 09h43

Direitos Humanos encerra Semana de Prevenção


?Encerramento da XII Semana Estadual de Prevenção às Drogas?

A XII Semana Estadual de Prevenção às Drogas encerrou nesta sexta-feira (28.06) com um saldo altamente positivo, segundo os participantes das diversas ações desenvolvidas em quase 80% dos municípios mato-grossenses.

Os programas foram desenvolvidos pelo Governo do Estado de Mato Grosso, como o Proerd, o Rede Cidadã, Projeto Cara Limpa Contra as Drogas, Bombeiros do Futuro, entre outros, como entidades civis, a exemplo do “Amor Exigente” e “Lar Cristão”.

A coordenadora de Política sobre Drogas no Estado, Lenice Silva dos Santos, disse que a Semana foi a integração dos diversos programas desenvolvidos pelo governo do Estado. “E hoje, aqui, esses diversos programas estarão apresentando os resultados de cada ação”, disse. Ela destaca, porém, que esses programas são desenvolvidos durante o ano todo e a semana é apenas para mostrar as ações de forma enfática.

Um dos pontos de destaque foi a abordagem nas ruas de dependentes químicos, realizada pela Polícia Civil, que saiu às ruas e, numa ação inédita, abordou socialmente os usuários de drogas, encaminhados voluntariamente para comunidades terapêuticas. Nas escolas, as ações foram do Cara Limpa contra as Drogas. Esse projeto já envolve 10 unidades escolares na baixada cuiabana, enquanto as ações do Proerd se desenvolveram junto aos pais de crianças e adolescentes.

“A semana de Prevenção às Drogas encerra-se hoje em verdadeiro júbilo”, exaltou o secretário adjunto de Justiça, Nestor Fidélis. As ações de prevenção foram a tônica da semana e esse é o verdadeiro espírito do evento. Fidelis diz que foram percorridos mais de 4.500 km, visitando municípios.

A capitã BM Tarciana Nogueira Ramos, coordenadora do Bombeiros do Futuro, explica que o programa, em sua 13 edição, tem uma duração de quatro meses e trabalha com crianças e adolescentes entre 11 e 16 anos. Nesse período, são desenvolvidas aulas de primeiros-socorros, combate a incêndio, higiene pessoal e prevenção às drogas. Segundo ela, os Bombeiros tem testemunhos de pais e professores sobre a mudança de comportamento de crianças e jovens após a participação no programa. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114