Cuiabá | MT 29/04/2024
Variedades
Terça, 02 de julho de 2013, 07h21

Projeto aborda a cultura negra nas escolas


A diversidade racial e a valorização da cultura negra são temas de discussões, apresentações teatrais, além da promoção de uma série de oficinas de tranças afro e leitura com aproximadamente de 4,6 mil estudantes de 22 escolas da rede estadual mato-grossense. A partir desta quinta-feira (03.07), os alunos de Cuiabá e Várzea Grande vão participar das atividades promovidas pela Caravana Pixaim 2013, a partir das 8h, na Escola Estadual Senador Azeredo, no Porto.

No dia seguinte, os temas vão ser debatidos com estudantes da Escola Estadual Dante Martins de Oliveira, do bairro Solares do Tarumã, em Várzea Grande, também no período matutino. No interior do Estado, segundo calendário proposto pela Central Única das Favelas (Cufa), a Caravana Pixaim será desenvolvida até o dia 24 de julho. A parceria é com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).

De acordo com Guilherme Costa, da Coordenadoria de Projetos Educativos da Seduc-MT, “o projeto possibilita a discussão, um bate-papo sobre as diferenças culturais. É um estímulo ao debate, conforme pautado pela Lei 10.639/2003”.

Segundo ele, a definição dos municípios que vão receber as atividades seguiu critérios estabelecidos pela Cufa. Ele ressalta que há perspectivas de ampliação para os próximos anos, considerando a relevância do tema.

O projeto conta com a apresentação da peça teatral ‘Cabelo Ruim’, encenada pelo grupo teatral Tibanaré. A obra traça uma releitura das relações entre três crianças negras e os cabelos crespos. Além do estímulo ao debate, vão ser distribuídos três mil exemplares da obra ‘Cabelo Ruim?’, escrita pela jornalista Neuza Baptista.

*Confira abaixo a relação das escolas selecionadas  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114