Cuiabá | MT 28/04/2024
Variedades
Terça, 02 de julho de 2013, 12h27

Artista mato-grossense expõe arte figurativa na Finlândia


O artista plástico ocupa hoje a terceira cadeira da Academia Brasileira de Belas Artes no Rio de Janeiro

Sebastião Mendes ocupa a terceira cadeira da Academia Brasileira de Belas Artes

A arte figurativa, com linguagem do costume e cultura do cotidiano do mato-grossense, será levada à Finlândia, na Europa, pelo artista plástico Sebastião Mendes. Lá ele fará a exposição de 15 telas, de 03 a 30 de julho, na Ava Galeria, com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura de Mato Grosso, por meio do Programa de Apoio à Cultura (Proac/2013).

Cacerence, Sebastião Mendes começou aos 08 anos de idade a desenhar. Com 10 anos já pintava em óleo sobre tela e aos 16 anos fez sua primeira exposição. Desde então não parou mais de produzir e hoje, é conceituado no Brasil e internacionalmente, tendo percorrido a Suíça, Alemanha, França, Bélgica, Espanha, Portugal e Cuba.

“Quando você nasce com algo já definido para sua carreira as coisas acontecem mais fáceis. Aí encontra as pessoas certas que possibilitam a expor o seu trabalho, então tudo acontece”, explica o artista plástico sobre sua trajetória.

Sua especialidade é observar a riqueza dos detalhes para transformá-la em arte, que ganha beleza em cores e formas. O homem do campo em sua rotina, pensando na vida, no descanso da lida sentado no pé de uma árvore, a mulher ribeirinha perto de um água-pé ou uma flor, pescadores na canoa, enfim, todas as cenas da simplicidade da vida do mato-grossense.

Atualmente Sebastião Mendes mora no município de Cáceres, tendo passado 08 anos em São Paulo, dois anos no Rio de Janeiro um em Minas Gerais. Ele tem projeto de abrir um ateliê em Cuiabá, ainda este ano.

O artista plástico ocupa hoje a terceira cadeira da Academia Brasileira de Belas Artes, com sede no Rio de Janeiro, por onde passaram Cândido Portinari, Di Cavalcanti e Oscar Niemeyer.

Após a exposição na Finlândia, Sebastião Mendes embarca para Portugal, na cidade de Cascais, para uma próxima exposição.

Mais informações pelo e-mail sebastiaomendesarte@yahoo.com ou pelo telefone 3613-0205. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114