Cuiabá | MT 05/05/2024
Variedades
Quinta, 18 de julho de 2013, 21h35

Lixo da produção é tema de discussão na Conferência


Vários polos realizam na próxima semana conferências preparatórias para a III Conferência Estadual do Meio Ambiente

Representantes dos 14 municípios que formam o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Alto Teles Pires (Cidesa) estão reunidos novamente nesta quinta-feira (18.07), em Lucas do Rio Verde (354 quilômetros de Cuiabá, na Região Norte do Estado), para o último dia de discussões da etapa regional da 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente.

Realizada em todo o Brasil, a conferência tem como proposta a gestão compartilhada na implementação da Política Nacional dos Resíduos Sólidos. Visando esse objetivo, os debates estão sendo realizados com base em quatro eixos; Produção e consumo sustentáveis; Impactos ambientais; Geração de emprego, trabalho e renda e Educação ambiental.

Na quarta-feira (17.07), à tarde, os representantes do poder público e sociedade civil organizada participaram das discussões sobre a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, principalmente no que diz respeito ao cumprimento da lei da logística reversa, que determina aos fabricantes, revendedores e comerciantes a responsabilidade no descarte final dos resíduos.

Divididos em quatro grupos, de acordo com cada eixo temático, os mais de 150 participantes debateram o tema e elaboraram as proposições. As propostas serão votadas e junto com os delegados eleitos irão representar o consórcio na etapa estadual do evento, que acontecerá em Cuiabá, nos período de 11 a 13 de setembro.

Tanto nas etapas municipais (para aqueles municípios que optarem pela sua realização) como nas etapas regionais serão definidas até 20 ações prioritárias (em cada uma das etapas), sendo cinco por eixo temático, que serão levadas para a Conferência Estadual.

De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Luciane Copetti, “a expectativa é que as sugestões dos representantes do Cidesa sejam aprovadas em Cuiabá e Brasília e que retornem aos municípios como políticas públicas, beneficiando toda a população”. Na próxima semana acontecem conferências regionais nos polos de Porto dos Gaúchos, Pontes e Lacerda, Cáceres, Tangará da Serra e Campo Verde, todas nos dias 24 e 25.

A programação completa das etapas regionais assim como informações sobre o evento estão disponíveis no portal da Sema, www.sema.mt.gov.br.

Para saber mais sobre a 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente consulte também o site, www.conferenciameioambiente.gov.br. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114