Cuiabá | MT 29/04/2024
Variedades
Quinta, 25 de julho de 2013, 16h14

Savi destaca necessidade de incentivo e divulgação do evento


“Vila Bela foi nossa primeira capital e merece todo o nosso respeito. A Festança é um evento centenário realizado todo ano com a força e garra do povo vilabelense, que recebe pouco apoio do poder público”, afirmou

Cumprindo seu compromisso de valorização da Cultura Mato-grossense, o primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Mauro Savi (PR), prestigiou a Festança de Vila Bela da Santíssima Trindade 2013. O parlamentar, que possui uma relação próxima com a comunidade local, já tendo sido Imperador da Festa do Divino Espírito Santo de 2010, falou da necessidade do poder público apoiar e divulgar o mais tradicional evento cultura do Estado.

“Vila Bela foi nossa primeira capital e merece todo o nosso respeito. A Festança é um evento centenário realizado todo ano com a força e garra do povo vilabelense, que recebe pouco apoio do poder público. Este ano a TV Assembleia, juntamente com a nossa assessoria, acompanhou desde o início e vai produzir um material que, além de divulgar a Festança e também a história de Vila Bela, vai servir de registro para a população”, afirmou o parlamentar.

A Festança teve início no dia 17 de julho, com a Festa do Divino Espírito Santo e se encerra no dia 29 de julho, com a cerimônia de entrega da imagem do Glorioso São Benedito e sua mala para a rainha da festa de São Benedito do ano de 2014. Ao longo desse período, são realizadas quatro festas, a do Divino, a de São Benedito, a da Mãe de Deus e a das Três Pessoas da Santíssima Trindade, que juntas compõem a tradicional Festança de Vila Bela. E em meio a essa programação, especificamente na Festa de São Benedito, ocorre a apresentação da dança do Chorado e do Congo.

A TV Assembleia e a equipe da assessoria de imprensa da 1ª Secretaria acompanharam a maior parte da Festança. Todo material colhido será transformado em documentários televisivo, fotográfico e escrito dos festejos. O material será veiculado pelos veículos institucionais da Assembleia Legislativa e disponibilizado para a comunidade de Vila Bela, via Irmandade de São Benedito e Associação das Tradicionais Irmandades de Vila Bela, instituição responsável pela organização da Festança.

Após a missa em homenagem ao Glorioso São Benedito, realizada na segunda-feira (22), dia considerado um dos pontos altos da Festança, o presidente da Associação das Tradicionais Irmandades de Vila Bela, Nazário Frazão de Almeida, agradeceu a presença dos deputados estaduais Mauro Savi, Ezequiel Fonseca, Antônio Azambuja e Airton Português, e também agradeceu o empenho do primeiro-secretário em disponibilizar a equipe de imprensa para registrar os Festejos.

Nazário, no entanto, lamentou a falta de investimento público para a realização da mais tradicional festa cultural de Mato Grosso. “Não é uma festa comum. É uma festa que impõe muito respeito aos visitantes e as autoridades. A Irmandade de São Benedito talvez seja a mais antiga do Brasil e temos isso documentado. Se registra aqui uma cultura viva, que nuca sofreu interrupção, nem mesmo na época do isolamento”, argumentou ao referir-se ao período em que Vila Bela foi abandonada a própria sorte com a saída do governo para Cuiabá, então Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.

“Vila Bela é um patrimônio cultural e merece todo respeito e incentivo do poder público, não só para a Festança, mas para o turismo e para a cidade em geral. Já participei como festeiro da Festa do Divino e sei importância dessa cultura para toda a população”, avaliou Mauro Savi.

O prefeito Anderson Andrade (PDT), que foi um dos alvos dos tradicionais protestos realizados durante a apresentação do Congo, afirmou que em relação à Festança falta incentivo do Poder Estadual para os eventos culturais. “A Secretaria Municipal de Cultura está olhando com bons olhos, mas deixou de ser uma festa exclusivamente do município e se tornou do Estado”, frisou.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114