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Segunda, 19 de agosto de 2013, 23h41

Escolas municipais aderem ao "Projeto Mais Cultura"


As escolas inscritas focaram o projeto na cultura regional voltada para atividades circenses, núcleo de tecnologia e teatro. Como cultura local, muitas pretendem trazer grupos de Cururu e Siriri

Das 37 Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) aptas a fazer a inscrição, 36 aderiram ao “Projeto Mais Cultura”, que faz parte do Programa Mais Educação do Governo Federal. Elas concorrem com escolas de todo o país com mais de cinco mil cotas, para o projeto que será escolhido ainda neste ano. Para 2014, existe a expectativa de mais cinco mil cotas.

Segundo Sandra Mara Borges, responsável da secretaria municipal de Educação (SME), pelo Projeto Mais Cultura, as propostas aprovadas serão para desenvolver os projetos durante dois anos letivos. “Assim que for aprovado, o projeto recebe o recurso do MEC e, já pode ser colocado em prática”, informa.

Para Sandra, o interesse foi além das expectativas. “No próximo ano, com certeza, todas deverão se inscrever”, frisa.

Os projetos serão cadastrados e enviados, pelos responsáveis das escolas, via Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec). O processo de avaliação será conduzido pelos Ministérios de Educação e Cultura.

As escolas inscritas focaram o projeto na cultura regional, voltada para atividades circenses, núcleo de tecnologia e teatro. Quanto a cultura local, muitas pretendem trazer grupos de cururu e siriri.

Para o secretário municipal de Educação, Jonas S. da Silva, o projeto é uma oportunidade para que as escolas mostrem todo o seu potencial cultural. “As mais criativas, ainda serão premiadas pelo MEC”, acrescenta.

Conforme o projeto, as atividades serão desenvolvidas dentro ou fora da escola, por no mínimo seis meses, valendo-se das mais diversas linguagens artísticas: música, teatro, audiovisual, literatura, circo, dança, contação de histórias, artes visuais, etc) e manifestações da cultura: rádio, internet, jornal, culinária, mitologia, vestuário, mestre e saberes populares.

Jonas S. da Silva ressalta que o interesse pelo Mais Educação demonstra o comprometimento com a educação de qualidade pelos gestores das unidades educacionais. “Nossa cultura é rica e, por isso, as escolas tiveram um grande leque de opções”, destaca. 




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