Cuiabá | MT 18/05/2024
Variedades
Terça, 20 de agosto de 2013, 07h04

Grupo Incluarte abre exposição com incentivo da Sala da Mulher


Exposição aacc Instituto de Memória Com o apoio da Sala da Mulher da Assembleia Legislativa, foi aberto nesta segunda-feira (19), no saguão principal da Assembleia Legislativa, a exposição de artesanato e fotos do Grupo Incluart, que trabalha há dois anos e meio, a inclusão social de deficientes, especialmente os portadores da Síndrome de Down, por meio da música, da dança e artes plásticas, por exemplo. A exposição também conta com a parceria do Instituto Memória do Legislativo.

Na abertura, prestigiada pela coordenadora da Sala da Mulher da Assembleia, Dilair Savi, houve apresentação de siriri e rasqueado, numa emocionante e contagiante performace dos dançarinos especiais, misturados com outros não-deficientes.

“Nós todos devemos colaborar com essa causa, infelizmente ainda existe muito preconceito, mas com iniciativas como essa, aos poucos vamos conscientizar as pessoas sobre a importância da inclusão social”, observou Dilair Savi.

Desde que foi fundado o Grupo Incluarte, os benefícios no desenvolvimento dos portadores de deficiências (não somente Síndrome de Down) têm sido significativos, conforme garantiu a coordenadora do Incluart, Regina Zattar de Carvalho.Ela aponta que a primeira mudança é quanto á parte física dos integrantes especiais.

"Eles passaram a se locomover melhor, já têm noção de espaço, daquilo que é esquerda e direita, evoluíram no discernimento das cores, na fala e na comunicação como um todo. A espiritualização de cada um também é outro ponto positivo e isso sem falar na socialização dessas pessoas”, disse Regina Zattar, destacando o apoio recebido pelo grupo, da Sala da Mulher.

"Para nós é uma grande honra e orgulho estarmos aqui. Só temos que agradecer por essa parceria. A Sala da Mulher acreditou no nosso trabalho, e nós precisamos de quem acredita no Incluarte”, completou a coordenadora.

Vale ressaltar, que o Grupo Incluart atinge quatro segmentos da sociedade: as pessoas com deficiências que se sentem felizes em saber que também são capazes de desenvolver uma atividade e que têm esse potencial; as pessoas sem deficiência que têm a possibilidade de entrar em contato com as que têm a deficiência e com isso podem desenvolver sua cidadania; as famílias que se envolvem nas atividades realizadas pelo Grupo e fortalecem o seu próprio núcleo familiar; e a comunidade em geral, que tem acesso às apresentações realizadas pelo Incluarte e que, dessa forma, podem conhecer a cultura de Mato Grosso e reconhecer as pessoas com deficiência como exemplos de dedicação e superação.

A exposição do Grupo Incluarte na Casa de Leis segue até o dia 23 de agosto, sexta-feira, e os visitantes poderão comprar os produtos artesanais que custam a partir de R$ 5 e, além de adquirir a beleza e a qualidade do artesanato, vão ajudar no fortalecimento desse projeto de inclusão social que é o Incluart.

Os produtos vão desde colares, toalhas de mesa, bonecas de pano, jogos de tapetes a até ‘flores fuxico’, consideradas o símbolo do Incluart e que podem ser usadas como bottons ou até como enfeites de cabelo. O horário para visitação é das 7h às 18 horas. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114