Cuiabá | MT 18/05/2024
Variedades
Terça, 27 de agosto de 2013, 14h16

Segunda edição do CineCult BPW aborda ética e cidadania em 'O Jardineiro Fiel'


Com uma temática sobre opções, de como fazemos a condução de nossos relacionamentos, a Associação Mulheres de Negócios e Profissionais - BPW Cuiabá realiza dia 28 de agosto, 19 horas, no Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT, a segunda edição do Projeto CineCult BPW. O filme escolhido, “O Jardineiro Fiel”, dirigido pelo cineasta brasileiro, Fernando Meirelles, teve quatro indicações ao Oscar. A convidada especial para o debate, é a documentarista mato-grossense, Bárbara Fontes, que dividirá com a psicóloga Isabel Silveira, vice-coordenadora do Comitê de Educação e Cultura da BPW Brasil, as discussões do debate, que ocorrerá após a exibição do filme. A entrada é franca.

A primeira edição do projeto ocorreu na semana do “Dia Internacional da Mulher” e a segunda edição na semana do “Dia da Igualdade Feminina”, que ocorreu em 26 de agosto, mas que não é tão lembrada como 8 de março. “As mulheres de negócios e profissionais responderam bem ao primeiro chamado, para discussões aprofundadas sugeridas no Filme Bagdá Café, e esperamos que o mesmo ocorra com o filme “O Jardineiro Fiel”, diz Mariza Bazo, presidente da BPW Cuiabá.

O Jardineiro Fiel, tem conteúdo de sobra para um bom debate, diz Isabel Silveira. Questões como: os diferentes se atraem? Se isso é verdade como entendemos as necessidades do outro se não conseguimos senti-las? “Este intrigante filme fala sobre as mais íntimas necessidades sendo supridas ou não. A do amor incondicional”, ressalta a vice-coordenadora. O CineCult leva o público a exercer o senso crítico, refletindo sobre as questões que são apresentadas antes da exibição do filme. Nesta edição do filme, poderá observar que ocorrem vários conflitos éticos, entre o poder do capital e comunidades pobres, omissão de autoridades. Muitas reflexões podem ser feitas a partir do filme, e pensar enquanto cidadãos e cidadãs talvez seja o mais importante, pois o bem estar coletivo deve estar acima de interesses particulares.

Nas apresentações do CineCult, a BPW não se prende apenas na questão de levar o entretenimento ao público, na concepção do projeto, a autora e curadora, a psicóloga Íria Martins, de Brasília, que é a coordenadora do Comitê de Educação e Cultura da BPW Brasil, buscou nos quatro pilares da Organização das Nações Unidas – ONU: aprender a ser, aprender a aprender, aprender conviver, aprender a fazer, os elementos importantes para a promoção de reflexões críticas, e que contribuem para a formação de uma plateia de cinema diferenciada. Na Capital Federal o projeto ocorre semanalmente, no Espaço Cultural Brasília Shopping. Em Cuiabá a BPW está tentando que as edições sejam mensais e busca apoiadores neste sentido.
SOBRE O FILME
A história abordada em “O Jardineiro Fiel” prende a atenção do público do começo ao fim. Justin (Ralph Fiennes), personagem principal da trama, é um diplomata britânico e jardineiro nas horas vagas. Ele perde sua esposa Tessa (Rachel Weisz), que era ativista em causas humanitárias, de forma trágica. Ela havia se envolvido, em uma investigação sobre a presença de indústrias farmacêuticas no Quênia. Na investigação observa que muitas pessoas têm morrido logo após ingerirem alguns medicamentos e a causa das mortes não é revelada, levando a crer que uma empresa farmacêutica tem usado pessoas como cobaias para testar seus medicamentos, e o pior é que as pessoas não sabem que estão sendo usadas para tal fim.

Tais investigações levam tessa a preparar um dossiê expondo denunciar as ações criminosas que estão acontecendo para a Organização das Nações Unidas, o que a faz ser assinada. Quando Justin volta da viagem a trabalho é avisado do assassinato de sua esposa e retorna ao Quênia para reconhecer o corpo. Devido aos mistérios que cercam a morte da esposa, ele decide investigar, pois, as informações que o consulado forneceu não foram convincentes. Com isso descobre o trabalho que sua esposa vinha desenvolvendo e decide ir atrás de informações que lhe ajudem a concluir o dossiê. Consegue as provas e entrega as autoridades por meio de um amigo.

SOBRE AS DEBATEDORAS
Bárbara Fontes Trabalhou entre 1995 a 1998, no setor de Comunicação Social da ONG Instituto Centro de Vida (ICV) em Cuiabá. E viajou para vários países como representante juvenil do Brasil, na Aliança Ambiental das Américas, financiado pelo PNUD (órgão da ONU). É graduada em Rádio e TV pela UFMT e especialista em Educação (Docência no Ensino Superior, UFMT) onde desenvolveu um estudo sobre Cinema e Educação. Lecionou na UFMT, no curso de Comunicação Social – habilitação em RTV. Nessa Instituição ministrou cursos de cinema documentário. Desde 1994, Bárbara Fontes atua no mercado audiovisual como documentarista: roteirizando, dirigindo e montando documentários entre autorais e institucionais.

Dentre os destaques de seus trabalhos 2007 - “Canção Mato-Grossense: Hino de Mato Grosso” - produzido pelo Sebrae-MT; 2007 - “Literamérica 2006” - obra divulgada em toda América Latina. Documentário para o Governo do Estado de MT; 2006 - “Vila Bela: Terra de Colores” – vencedora do concurso nacional DOCTV II; 2004 - “Arne Sucksdorff: Uma Vida Documentando a Vida” – sobre a vida e obra do cineasta sueco que morou em Mato Grosso. Para realizar este trabalho, Bárbara morou em Estocolmo, capital da Suécia, passando temporadas entre os anos de 2000 a 2002. Este documentário, lançado em 2004, recebeu diversos prêmios internacionais.
Isabel Silveira- Empresária com formação em Psicologia com MBA em Gestão de Negócios, há 25 anos; Coach, certificada pela Coach U – Internacional norte-americana; Psicanalista. Mais de 28 anos de atuação em Recursos Humanos do quais 30 em posição de comando, com vivência em Empresas Nacionais e Internacionais; Experiência em Planejamento e elaboração de Treinamentos Gerenciais, Táticos e Operacionais sendo Especialista em Processo de Mudança Cultural; Atuação em Desenvolvimento e Implementação de políticas e instrumentos para Avaliação de Desempenho, Pesquisas de interesse e Potencial aliados à Competências, Planejamento, formulação, implementação e administração de procedimentos de Recrutamento e Seleção; Implementação de Pesquisas de Clima Organizacional e Levantamento de Necessidades; Atuação no desenvolvimento e Implantação de projetos de Comunicação interna – Endomarketing; Sócia fundadora do Instituto Gama da Silveira – OSCIP voltada à inclusão social e educacional em MT desde 2009; Sócia Diretora da UNISAT Educacional – Faculdades - graduação e pós-graduação em parceria com a UNOPAR em MT. Foi da diretoria executiva da BPW Cuiabá e atualmente integra a vice-coordenação do Comitê e Educação e Cultura da BPW Brasil.

A segunda edição do CineCult conta com as seguintes empresas e pessoas apoiadoras da rede BPW: Refrigerantes Marajá, Studio Press Comunicação, Advocacia Ana Lúcia Ricarte, Neuropsicopedagoga Ana Maria Souto, Galeria N Art´s, Eletro Fios, Francisca Navarro – Pintura e arte reciclagem, Unisat, Artesã M Dilza, Advogada Margarethe Nunes, Posto Bom Clima e Sylocimol – super magnetizador de água.

Serviço:
O que: Segunda edição do Projeto CineCult com exibição do filme “O Jardineiro Fiel”
Quando: Dia 28 de agosto, quarta-feira
Horário: 19h00
Onde: Centro Cultural da UFMT (Rua Alziro Zarur)
Quanto: A participação é gratuita, com pipoca e guaraná. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114