Cuiabá | MT 18/05/2024
Variedades
Sábado, 07 de setembro de 2013, 11h37

Exposição traz formas e belezas do cerrado na arte da marchetaria


Acontece na próxima segunda-feira, dia 9, no saguão principal da Assembleia Legislativa, a exposição de marchetaria que vai retratar as belezas do cerrado mato-grossense. As obras são do artista Djalma Santos, do município de Rondonópolis.

A iniciativa da exposição é da deputada Tetê Bezerra (PMDB) e a realização é do Instituto Memória. As obras estarão expostas até o dia 13 deste mês. A marchetaria é a arte ou técnica de ornamentar as superfícies planas de móveis, painéis, pisos, tetos, através da aplicação de materiais diversos, tais como: madeira, metais, madrepérola, pedras, plásticos, marfim e chifres de animais, tendo como principal suporte a madeira. Vem do termo francês “marqueter”.

A marchetaria foi descoberta por volta de três mil anos antes de Cristo, na Mesopotâmia e na China. No Brasil, foi trazida pela família Real e expandida por todo o território nacional.

Djalma Santos é natural de Poxoréo. Sua ligação com a arte vem desde sua infância e logo ingressou numa escola de práticas artísticas no município onde durante três anos se dedicou a arte da escultura em argila, ao desenho e a cerâmica artesanal. Atualmente, Djalma vive em Rondonópolis onde trabalha exclusivamente com a marchetaria sempre buscando colocar a arte em evidência.

 

Serviço:

Exposição Marchetaria

Artista: Djalma Santos

Local: Saguão de entrada da Assembleia Legislativa de MT

Período: de 9 a 13 de setembro

Horário: de 8 ás 18h

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114