Cuiabá | MT 05/05/2024
Variedades
Segunda, 23 de setembro de 2013, 06h59

Setembro Freire: 'Amarelo' colore de ideias cabeça de alunos


Levar às ruas a arte que vem de dentro de cada um e convidá-los a intervir na cidade de forma brincalhona ou crítica para fazer os olhos do cidadão ‘respirarem’ em meio ao caos urbano da paisagem cinza pela qual passa, momentaneamente, a cidade Verde. É com esta proposta que o artista visual, Cleiton Soares, conhecido como ‘Amarelo’ ministrou oficina neste sábado dentro da programação do Circuito Cultural Setembro Freire, evento educativo-cultural que começou no último dia 20 e termina no próximo dia 27 nas proximidades da Praça da Mandioca. A mesma oficina será ministrada ainda neste domingo (22), das 14 às 17h e também no dia 27, das 8 às 11h.

As vagas são limitadas a 15 alunos e as inscrições são gratuitas. Nesta oficina, serão produzidos pôsteres utilizando várias técnicas de produção, como pintura de cartas a mão livre, xerox, estêncil, serigrafia e xilogravura. Todos os participantes conhecerão as diversas possibilidades de produção de lambe-lambe.

Também aprenderão técnicas alternativas de gravura utilizando isopor, papelão e farão pinturas à mão livre com tinta e pincéis. A faixa etária é de 12 a 18 anos.

Na oficina deste primeiro dia de evento Cleiton explicou que a técnica do ‘lambe-lambe’ é semelhante ao grafite e o estêncil. “A lambe-lambe é a técnica mais barata do que o grafite porque usa jornal ou outro papel que possa ser reaproveitado e a vantagem é que pode fazer o molde em casa e muitos até o resultado final ficar bom”, disse.

“A arte urbana, como o nome diz, é o cidadão intervindo na paisagem da cidade, protestando ou fazendo rir ou só deixando suas ruas mais bonitas. A ideia é essa”, garante.

Na mesma data a programação traz ainda, a partir das 18h, um encontro com artistas e moradores da Mandioca.

Todas as atividades do CCSF são organizadas pela Casa de Cultura Silva Freire e têm apoio das Secretarias de Estado de Cultura, Copa, Educação, Trabalho, Emprego e Assistência Social, da empresa BC Genera, Assembleia Legislativa, Heitor Ribeiro Teixeira Engenharia e; Stellato Construtora e Incorporadora Ltda. Foram convocados ainda a dar brilho a este jogo Prefeitura de Cuiabá através das secretarias de Cultura e Educação; UFMT; OAB/MT; Sesi- MT; Iphan-MT e; Ministério Público do Estado.

Na torcida incentivando o evento para o sucesso estão os apoios culturais da: Associação dos Moradores e Amigos da Praça da Mandioca (Amapm); Arqprojet Arquitetura e PlanejamentoLtda; Rother & Spinelli Arquitetos Associados; Silva Freire & Vargas Assessoria e Advocacia; Correa da Costa Advogados; Editora Entrelinhas; Dona Lola; Águas Minerais Lebrinha, Colégio Master e Dunorte Papelaria.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114