Cuiabá | MT 05/05/2024
Variedades
Segunda, 23 de setembro de 2013, 19h05

Setembro Freire: Oficinas oferecem didáticas do 'gOOl'


Estimular a criação literária utilizando o poema “gOOl/ círculO azul aO sul dO azul”, de Benedito Sant'ana da Silva Freire é o objetivo da Oficina 'Do poeta à poesia', oferecida na tarde desta segunda-feira (23) pela programação do Circuito Cultural Setembro Freire que começou dia 20 e termina no dia 27, na rua 12 de Outubro esquina com a rua Pedro Celestino, no Centro de Cuiabá. No mesmo dia acontece ainda a oficina 'Escrileituras Bifurcações' e 'Sticker Art'. Estas duas últimas são voltadas a alunos e público em geral e a primeira à formação de professores.

'Do poeta à poesia' trabalha a partir de duas atividades. Na primeira, cópias dos trechos do poema serão entregues aos participantes que organizarão o texto, identificando o seu início, meio e fim. Diante das diversas arrumações que surgirem, os conceitos correlatos ao movimento intensivista serão explicitados. Na segunda atividade, palavras do universo temático abordado na obra de Silva Freire, previamente impressas e recortadas, serão disponibilizadas para que os participantes da oficina trabalhem a construção atomística do verso, agrupando livremente os eixos temáticos a conceitos e palavras com as quais se relacionem, criando um poema autêntico. Nesta, além de alunos do ensino médio também podem participar pe ssoas interessadas. A coordenação é da Pedagoga, mestranda em Estudos de Cultura Contemporânea (UFMT), Ana Lia Rodrigues e da Graduada pela Universidade de Cuiabá é professora de Língua Portuguesa, literatura e redação na rede privada de ensino, em escola de pedagogia Waldorf em Cuiabá, Luana Espírito Santo Rangel.

Babu Seteoito - Já a oficina de Sticker art tem vaga para 20 pessoas e será ministrada pelo artista Babu seteoito. Esta oficina apresenta uma modalidade de arte urbana que se utiliza do adesivo vinil. A Sticker Art é uma manifestação da arte pós-moderna, criada na década de 1990 por grupos urbanos ligados à cultura alternativa. O trabalho pode ser realizado com o propósito de transmitir uma mensagem ou pelo simples prazer de enfeitar a rua expondo seu gosto ou ponto de vista no alto de um poste, no final de uma placa ou até mesmo no pé de um muro. Os participantes aprenderão sobre a história da St icker Art e artistas que utilizam esta técnica. Como resultado da oficina, confeccionarão os seus próprios adesivos. O público-alvo são alunos do ensino fundamental e médio e público interessado. A atividade acontece das 14 às 17h e também nos dias 25 e 27. A faixa etária é acima de 12 anos.

'Escrileituras Bifurcações' - Esta é uma atividade integrante do projeto interinstitucional Escrileituras: Um Modo de “Ler-Escrever” em meio à Vida, a oficina tem por objetivo pensar a formação de professores como formação humana em sua totalidade e, como tal, propõe espaços de experimentações estéticas, através de bifurcações criadas entre a cientificidade das pesquisas acadêmicas e a arte, neste contexto representada pelas expressões da Literatura e da Dança Contemporânea. O público são professores do ensino fundamental das escolas estaduais Professora Paciana Torres de Santana e Dom José do Despraiado e a ação acontece das 15h30 às 17h30 na segunda-feira e na quarta-feira. A realização é do grupo de Estudos de Filosofia e Formação (EFF), Linha 3 de Pesquisa: Experimentações em Teorias e Políticas Educacionais do Programa de Pós-graduação em Educação – IE-UFMT, sob a coordenação do Prof. Dr. Silas Borges Monteiro – Depto de Teoria e Fundamentos da Educação do Instituto de Educação e Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT.

Quem fortalece a torcida para o sucesso do evento é a Secretaria de Estado de Cultura (SEC), juntamente com as empresas BC Genera, Heitor Ribeiro Teixeira Engenharia e; Stellato Construtora e Incorporadora Ltda. Também a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o Instituto Memória; as Secretarias de Estado da Copa, Educação e Trabalho, Emprego e Assistência Social (respectivamente Secopa, Seduc e Setas); Prefeitura de Cuiabá através das secretarias de Cultura e Educação; UFMT; OAB/MT; Sesi- MT; Iphan-MT e; Ministério Público do Estado.

E ainda: a Associação dos Moradores e Amigos da Praça da Mandioca (Amapm); Arqprojet Arquitetura e Planejamento Ltda; Rother & Spinelli Arquitetos Associados; Silva Freire & Vargas Assessoria e Advocacia; Correa da Costa Advogados; Editora Entrelinhas; Dona Lola; Águas Minerais Lebrinha, Colégio Master e Dunorte Papelaria.

Serviço:

O quê? Circuito Cultural Setembro Freire

Quando? até 27 de Setembro

Onde? Futura sede da entidade, casa de infância do poeta, localizada no Largo da Mandioca, Centro de Cuiabá.

Horário: 8 às 22h

Programação completa do evento no site da Casa Silva Freire 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114