Cuiabá | MT 18/05/2024
Variedades
Quarta, 23 de outubro de 2013, 19h47

Orquestra do Estado de Mato Grosso recria obras de Ernesto Nazareth


Reconhecido por sua contribuição na formação da identidade musical brasileira, o compositor Ernesto Nazareth, nascido há 150 anos no bairro Santo Cristo, no Rio de Janeiro, é hoje um dos nomes mais celebrados da música nacional. E é em homenagem a ele que a Orquestra do Estado de Mato Grosso, sob a regência do maestro Leandro Carvalho, realiza os Concertos Oficiais de outubro, neste sábado (26), às 20h, e domingo (27), às 19h, no Cine Teatro Cuiabá.

Entre os que louvam a obra de Ernesto, que ajudou a definir parâmetros para o que chamamos de música brasileira, está o compositor paulista Francisco Mignone. Certa vez, Mignone disse que Ernesto “deve ser considerado um clássico da música brasileira nacionalista”.

A importância do compositor é pontuada por críticos que chegam a afirmar que, quando Ernesto Nazareth apareceu, no final da década de 1870, ainda não existia uma música “genuinamente brasileira”, mas, sim, “feita no Brasil”. Ele tem uma grande contribuição na construção rítmica brasileira, uma obra traduzida por riqueza de melodias, achados harmônicos e composições originais.

De Ernesto Nazareth, a OEMT exibirá Brejeiro, Pássaros em Festa, Apanha-te cavaquinho, Escorregando e Maly. Estas cinco peças receberam novos arranjos e foram especialmente recriadas por André Mehmari, Nelson Ayres, Joaquim França, Paulo Aragão e Kristoff Silva, exclusivamente para os concertos deste fim de semana.

Na segunda parte dos Concertos Oficiais de outubro, a OEMT vai exibir quatro peças importantes da história da música brasileira, de Francisco Mignone. Cantiga de Ninar, Toada Licença e Ponteio, Serenata a Dulcineia e Festa na Bahia fazem parte de uma pesquisa realizada pelo maestro Leandro Carvalho, que teve o consentimento da família do compositor para poder editar as peças. “Foram dois anos de pesquisa na Biblioteca Nacional, Academia Brasileira de Música e acervo pessoal do compositor para descobrir essas pérolas da música brasileira nunca antes editadas”, explica Leandro Carvalho. “Depois de descobrir os manuscritos, passei um bom tempo revisando. O resultado será apresentado este fim de semana no Cine Teatro Cuiabá”, revela.

Em 1976, na Faculdade de Arquitetura da USP, o pesquisador, cantor e compositor cacerense Guapo teve a oportunidade de assistir a uma apresentação do projeto intitulado ‘Sessão de Cordas da USP’, em que o próprio Mignone regia uma pequena orquestra. “Após a apresentação, fui falar com ele sobre a música de Mato Grosso. Para meu espanto, ele disse que já tinha tomado conhecimento do potencial da música mato-grossense por meio dos artigos escritos por Mário de Andrade”, recorda o pesquisador.

Os ingressos para os Concertos Oficiais de outubro estão à venda na bilheteria do Cine Teatro Cuiabá, sempre a partir das 14h. Os preços variam entre R$10 e R$ 5 (meia).

Ao longo de quase 10 anos de atividades, dezenas de apresentações da Orquestra do Estado de Mato Grosso homenagearam grandes nomes da música de concerto, celebrando em muitas ocasiões a obra de indispensáveis compositores brasileiros como Levino Conceição, Heitor Villa-Lobos, Flausino Vale, Guerra Peixe, Radamés Gnattali, Ernesto Nazareh, Francisco Mignone.

Criada em 2005, a Orquestra do Estado de Mato Grosso é uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Cultura e em 2013 conta com o apoio cultural do Hotel Amazon, Fisk Inglês e Espanhol, Localiza, Soul Propaganda e TV Centro América. Por meio da Lei de Incentivo a Cultura – Lei Rouanet – Ministério da Cultura. A Orquestra recebe patrocínios do Grupo André Maggi, Instituto Votorantim e Votorantim Cimentos, que permitem a realização de suas principais séries de concertos: Oficiais, Didáticos e Populares.


SERVIÇO

O QUÊ: Concertos Oficiais de outubro

QUANDO: 26 (sábado às 20h) e 29 (domingo às 19h)

ONDE: Cine Teatro Cuiabá

IINFORMAÇÕES: (65) 3027-1824/ 8425-1443 - www.orquestra.mt.gov.br 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114