Cuiabá | MT 26/04/2024
Turismo
Domingo, 18 de janeiro de 2015, 10h58

Sedec se reúne com representantes do trade para ouvir demandas e estreitar laços


O secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo e o Secretário Adjunto de Turismo, Luís Carlos de Oliveira Nigro se reuniram nesta sexta-feira (16.01) com representantes do trade turístico de Mato Grosso para ouvir as demandas do segmento e estreitar laços. A iniciativa foi elogiada pelos empresários e integrantes do trade, que viram nela uma oportunidade de firmar parcerias entre governo e empresariado para alavancar o desenvolvimento do setor em Mato Grosso.

“Estamos otimistas com este primeiro encontro e acreditamos na retomada das obras para a reestruturação do turismo no estado”, observou Nigro. “Estamos fazendo um levantamento de todas as obras que vêm sendo realizadas para priorizar as que são mais estratégicas. Além disso, vamos manter um contato com representantes das cidades com potencial turístico para conhecer a real necessidade de cada uma e trabalhar com foco no que é, a princípio, essencial”.

Segundo Alvani Laurindo, empresário do setor de locação de automóveis, é a primeira vez que a pasta de turismo está junto com outras de produção como é o caso da Sedec, que engloba ainda as áreas de indústria, comércio e agropecuária. “Desta maneira é possível tomar decisões rápidas na busca por recursos”, observou.

Durante o encontro Nigro apresentou um plano de ação que deverá ser desenvolvido neste governo. O Programa de Desenvolvimento do Turismo deve ser redimensionado para que os investimentos sejam direcionados às obras consideradas prioritárias como, por exemplo, o Terminal Turístico de Salgadeira, o Memorial Rondon, localizado no Distrito de Mimoso e as pontes da Transpantaneira. “Serão instaladas 31 pontes de aço e concreto ao longo da estrada que corta o Pantanal Mato-grossense”, garantiu.

Entre as outras ações pautadas pela Sedec estão o mapeamento dos pontos turísticos de todas as regiões e a criação de um calendário de eventos realizados dentro e fora do Estado. Nigro frisou ainda que vai retomar as reuniões do Fórum Estadual de Turismo com a participação de diversas entidades ligadas ao setor, promover reuniões com a Associação dos Municípios com Potencial Turístico (Amptur), buscar parcerias para desenvolver roteiros integrados no turismo regional, além da realização de fantours com jornalistas e caravanas para o Pantanal, Nobres e Chapada dos Guimarães, considerados por ele carros-chefes do turismo mato-grossense.

“Mato Grosso tem muitos atrativos e belezas naturais . É preciso criar condições para que os atrativos se transformem em produtos turísticos”, observou.

O trade turístico de Mato Grosso reúne empresas ligadas ao setor como hotéis e pousadas, guias de turismo, bares ,restaurantes, locadoras de automóveis, entre outras, além de entidades relacionadas com a área, como é o caso das universidades.

Participaram da reunião os representantes do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Mato Grosso; Sindicato das Empresas de Turismo; Sindicato das Empresas Locadoras de Veículos Automotores; Sindicato das Empresas Prestadoras de Serviços do Transporte Aéreo; Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos; Sindicato dos Guias de Turismo de Mato Grosso; Associação Brasileira de Agentes de Viagens (Abav); Associação dos Bares e Restaurantes, Sociedade dos Amigos do Turismo, Sebrae, Senac e Unirondon. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114