Cuiabá | MT 26/04/2024
Turismo
Segunda, 18 de maio de 2015, 17h04

Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação reúne dirigentes da região Centro-Oeste


 

As lideranças debatem os problemas que afetam o turismo

 

 

A eficiência energética e a evolução das novas tecnologias voltadas para o setor de turismo foram os principais temas abordados no Seminário dos dirigentes dos Sindicatos da região Centro-Oeste, como parte da programação da Abertura da Temporada Turística de Mato Grosso 2015, que teve início na manhã desta segunda-feira (18), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. O evento reuniu diversas lideranças ligadas ao Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, bares e Similares de Mato Grosso.

O presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio, ressaltou que é necessário desenvolver ações conjuntas que possam gerar mais economia para o setor, principalmente em hotéis e restaurantes. Ele frisou que a eficiência energética é um dos desafios.

A federação vai colocar à disposição dos empresários do setor de Mato Grosso alguns serviços, como a elaboração de um diagnóstico do sistema de instalação elétrica dos estabelecimentos para identificar os problemas que estão gerando prejuízos na hotelaria. "Queremos fortalecer as entidades regionais com alguns serviços que vão refletir na economia deste setor. Lutamos pelo aumento da competividade com a qualidade dos serviços oferecidos à clientela" observou.

O consultor da federação, Ricardo Bezamat, deu continuidade ao tema e informou que o aumento do valor da energia elétrica, teve uma variação por estado. Enquanto aumentou 26% em Mato Grosso, alguns estados registraram 5% de aumento nas tarifas e que nos próximos dois anos vai continuar aumentando. Ele justificou que isto se deve a politica de distribuição de energia do governo federal. Ele citou como exemplo, o setor de hotelaria, que tem inúmeras lâmpadas ligadas, ar condicionados, elevadores e demais dependências, tem uma carga muito grande de energia. "E preciso eliminar os desperdícios e buscar ações que visam economia. O alto custo da energia é o problema que mais afeta o setor, além da carga tributária", disse ele.

Bezamat recomendou que os hotéis, bares e restaurantes faça a troca de todas as lâmpadas convencionais por led, que duram por três anos, uso de películas em janelas, além de rever o sistema elétrico dos estabelecimentos. Em relação ao uso de energia solar, Bazamat citou que no Rio de Janeiro, já tem estabelecimento, registrando uma economia significativa com o uso de energia solar. Neste caso, segundo ele, é preciso que a concessionária de energia, troque o relógio que controla o consumo de energia. "A Anel tem como obrigar as concessionárias a fazer esta troca de relógio no sistema de energia solar. Com isso, é possível armazenar energia para ser utilizada no período noturno" assegurou.

Em seguida, o consultor Vadis Silva, falou sobre a era digital no turismo. Segundo ele, o setor de turismo vive um apagão digital, que apenas a aviação é a mais conectada. A hotelaria não está utilizando o sistema web como deveria e, com isto, vem perdendo mercado.

Como alternativa, ele apresentou o programa Tour Brasil, um portal que apresenta informações de todos os segmentos do turismo. O objetivo é compartilhar os serviços dos hotéis, agências de viagens, operadoras de turismo e outros do setor turístico. "Queremos mostrar através de rede, os estabelecimentos, de forma que todos se sintam contemplados, sem quebrar a cadeia econômica do turismo.", finalizou. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114