Cuiabá | MT 26/04/2024
Turismo
Sábado, 14 de maio de 2016, 06h35

Encantos e surpresas de Ouro Preto


Lívia Nascimento

Visitar Ouro Preto é como fazer uma viagem no tempo. A cidade, símbolo do auge no ciclo do ouro no Brasil, preserva belos casarões e igrejas capazes de encantar os turistas das mais variadas crenças e idades. São essas obras que ajudam a contar a história do local que já foi chamado de Vila Rica em razão da grande quantidade de ouro retirada das minas da cidade. Mas se engana quem pensa que o município é feito apenas de atrativos históricos. Ouro Preto, que é Patrimônio Cultural da Humanidade, também oferece belas paisagens naturais com trilhas e cachoeiras para agradar os viajantes aventureiros.

A Igreja de São Francisco de Assis, projetada por Antônio Francisco de Souza, o Aleijadinho, é um dos cartões postais da cidade. Construída já no período do declínio da extração de ouro, a igreja encanta os visitantes pela beleza das esculturas, do altar e dos detalhes entalhados no interior da capela. Um dos grandes destaques do local é o teto, que ostenta o primoroso trabalho do Mestre Ataíde, o maior nome da pintura colonial brasileira. Tantas belezas garantiram à igreja, em 2009, o título de uma das sete maravilhas de origem portuguesa do mundo. Na parte exterior da igreja é possível ainda apreciar o artesanato típico na Feira da Pedra Sabão que comercializa os mais variados objetos no material característico da cidade e que dá nome à feira.

Para quem deseja entender melhor a história e os costumes do Estado de Minas Gerais nos séculos XVIII e XIX, é imprescindível uma visita ao Museu da Inconfidência. Na imponente construção de dois andares localizada na Praça Tiradentes, é possível apreciar um acervo de mais de quatro mil objetos que retratam hábitos da época e momentos históricos como a Inconfidência Mineira. Em uma das salas no piso inferior, denominado de Panteão, estão expostos os restos mortais de alguns dos inconfidentes, além de uma placa central que homenageia todos os envolvidos no movimento.

Lívia Nascimento

A já conhecida hospitalidade mineira garante boas histórias de dicas de lugares ainda não tão famosos quanto os patrimônios históricos que fizeram da cidade Patrimônio Cultural da Humanidade para a Unesco. Assim, o Parque Natural Municipal Cachoeira das Andorinhas, localizado a menos de 20 minutos do centro histórico da cidade, pode ser uma boa opção de passeio. No local é possível visitar belas cachoeiras, fazer trilhas e observar a vista panorâmica do parque com destaque para a pedra do Jacaré, patrimônio natural da cidade que atrai visitantes pela semelhança da rocha com o réptil. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114