Cuiabá | MT 26/04/2024
Turismo
Quarta, 25 de abril de 2018, 06h02

Turismo celebra o agente de viagem


Na semana dedicada ao profissional agente de viagem, cujo o dia foi comemorado no último domingo (22), o Ministério do Turismo homenageia esse profissional dedicado à realização de sonhos. O agente de viagem é o consultor que atua em agências de turismo e está entre os principais profissionais que auxiliam diretamente os viajantes na hora de escolher um destino ou adquirir um pacote.

Além e esclarecer dúvidas e orientar os turistas sobre os roteiros com informações qualificadas, o agente de viagem também colabora para a contratação e reserva da hospedagem e do meio de transporte mais apropriado para o turista fazer passeios e consumir serviços turísticos durante a viagem.

O cadastro de prestadores de serviços turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur) conta, atualmente, com 18.978 agências de viagem regulamentadas em todo o Brasil. O cadastro garante que os profissionais dessas empresas atuem legalmente. Desse total de agências cerca de 3 mil são filiadas à Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav).

A Abav representa a categoria desde 1953 e é o principal órgão de defesa do segmento de viagens no Brasil. Outros 10 mil agentes de viagem atuam como prestadores de serviços turísticos sem a utilização da base física de uma agência de turismo. Eles realizam o trabalho de intermediação e venda de passagens e pacotes, entre outros serviços turísticos.

De acordo com a Abav, dos 76 mil colaboradores das empresas associadas, quase metade deles (48%), atuam nas áreas de atendimento, comercial, vendas e marketing das empresas. As agências de turismo respondem pelas vendas de 70% das passagens aéreas nacionais e 85% dos lugares nos voos internacionais que saem do Brasil.

Os agentes de viagem representam, ainda, 75% das vendas dos cruzeiros marítimos e fluviais e 90% dos pacotes turísticos. As agências são responsáveis por 60% das reservas de hotel e 28% das locações de veículos. Os dados reforçam a importância das agências de viagem e, consequentemente, o trabalho do agente, como fonte segura de consulta do turista ao escolher o destino.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114