Cuiabá | MT 04/05/2024
Turismo
Quarta, 29 de fevereiro de 2012, 21h19

Empresários do Turismo criam Comitê Permanente Pró Copa


A condução dos projetos e a execução das obras da Copa preocupam o setor de turismo de Mato Grosso. Os empresários que integram o trade turístico se reuniram para discutir o assunto e criaram o Comitê Permanente Empresarial Pró Copa, que será dirigido por Luiz Carlos Nigro. A meta é desenvolver ações pontuais em relação a preparação para a Copa, visando o turismo, que movimenta mais de cinqüenta setores da economia . Além de traçar uma programação com reuniões mensais, o comitê já escolheu os destinos turísticos para dar início as atividades. Serão o Pantanal, Chapada dos Guimarães, Nobres, Jaciara e Cuiabá.

Conforme Jaime Okamura, integrante do Comitê, o objetivo é focar nas ações e apontar os problemas inerentes a estrutura receptiva nos municípios. Para isto, ficou agendada uma reunião para o próximo dia 13 de março, com a participação de segmentos organizados da iniciativa privada dos municípios envolvidos. Em relação à Capital, ele ressaltou que é preciso pensar na realização do mundial, aproveitando melhor a estrutura do Fan Park e de outros pontos receptivos da Copa, para promover eventos.

Na sua avaliação, o trade turístico tem que se posicionar logo, pois não está sendo consultado em nada, principalmente no que diz respeito as obra e os projetos para o mundial. Jaime citou como exemplo, a recuperação do Terminal de Salgadeira, Portão do Inferno, a construção do Fan Park, a Transpantaneira entre outros .

Na opinião de Carlos Dorileo, outro integrante do comitê, é preciso se preocupar também com o treinamento e capacitação dos funcionários dos pontos turísticos em Chapada dos Guimarães . Segundo ele, a forma como os turistas são recebidos vem gerando constrangimentos. Em Chapada, pontos como o véu de noiva e cachoeiras que constam em pacotes turísticos nacionais, tem horários muito curtos para visitação ou continuam sem acesso. Ele sugeriu a realização de um famtour com o segmento da imprensa para mostrar in loco, como estão os municípios que farão parte dos roteiros para a Copa em Mato Grosso.

Claudia Aquino, que também integra o Comitê, defende a realização de um contato com a Fundação Chico Mendes para esclarecer o andamento de várias ações. Ela frisou que é necessário discutir as ações com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo e com os municípios. “Com a realizações dos encontros, vamos elaborar um documento final que deverá ser distribuído para as autoridades”, disse ela.

Claudia informou ainda que os destinos turísticos de Nobres, Jaciara, Chapada e Pantanal e alguns pontos da Capital, poderão ser visitados pela imprensa acompanhada de representantes do comitê. Os empresários do setor turísticos tem a preocupação com a falta de investimentos em segurança pública, atendimento na saúde e outras áreas essenciais. A proximidade da Copa de 2014 já é um fator real para movimentar os setores organizados de Mato Grosso.

Participaram da reunião:Luiz Carlos Nigro (Sindicato dos Hotéis, Bares Restaurantes e Similares de Mato Grosso);Luiz Verdun ( Associação Brasileira da Industria de Hotéis-ABIH MT); Alcimar Moreti (Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos); Alvani Laurindo ( Sindicato das Locadoras de Veículos de Mato Grosso);Odenir Matos (Sindicato das Empresas de Serviços Auxiliares de Transportadoras Aéreas);Francisco Chaves (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes); Claudia Aquino (Sociedade Cuiabana dos Amigos do Turismo) e Jaime Okamura. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114