Cuiabá | MT 29/04/2024
Geral
Sábado, 01 de janeiro de 2005, 00h00

Cáceres debate desemprego e geração de renda


A cada ano surgem cerca de três mil novos candidatos a uma vaga no mercado de trabalho em Cáceres (220 km de Cuiabá). A demanda é de 3,5% da população da cidade, segundo números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Outro dado preocupante é o de que 60% da população, estimada pelo IBGE em quase 90 mil habitantes, vivem abaixo da linha da pobreza.

Esses e outros temas serão abordados durante a Audiência Pública “A Cáceres que Temos. A Cáceres que Queremos”, que irá discutir a geração de emprego e renda no município. A audiência será amanhã (07), às 19h30, no auditório Dr. Hênio Maldonado, na Câmara de Vereadores de Cáceres.

A organização do evento está a cargo da KGM Soluções Institucionais. A empresa fez o levantamento de dados e estudos para apontar o diagnóstico sócio-econômico do município, e durante a audiência irá apresentar os resultados encontrados. A iniciativa partiu do presidente da Câmara, Wilson Kishi, diante dessa preocupação com a falta opções de trabalho para a população e a estagnação da economia da cidade. “Enquanto a maioria das regiões do Estado sofreu grandes transformações, Cáceres pouco mudou. Nós, como representantes do povo, temos que encontrar formas de reverter essa situação”, argumenta o vereador Wilson Kishi (PDT).

Cáceres, considerada cidade pólo da Bacia do Paraguai, recebe vários migrantes na busca do emprego. Por isso é necessário mudar esse quadro apático na economia. Para representantes da Câmara uma das alternativas seria a criação de uma política eficiente de atração de indústrias, e a busca de outras alternativas econômicas, sobretudo no setor de serviços, com destaque para o turismo, micro-crédito e novas modalidades no setor de agricultura.

“Outra idéia é aproveitar os derivados da pecuária, com a vinda de novas indústrias do ramo, entre elas a calçadista; investimentos na educação; formação e qualificação profissional e, sobretudo, uma política municipal de incentivos fiscais” exemplifica o vereador.

A intenção da Câmara é mobilizar autoridades e todos os segmentos da sociedade organizada na missão. O jornalista Onofre Ribeiro e o diretor do Departamento de Promoção de Investimentos do ministério da Integração Nacional, Otaviano Muniz Melo Júnior, serão palestrantes na audiência.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114