Cuiabá | MT 29/04/2024
Geral
Sábado, 01 de janeiro de 2005, 00h00

Riva classifica como injustiça e abritariedade ação da PF


Por conta dos enormes transtornos provocados pela ‘Operação Rio Pardo’, desencadeada pela Polícia Federal em 29 de novembro de 2005, com objetivo de cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Federal de Mato Grosso a pedido do Ministério Público Federal, em Colniza, a Câmara de Vereadores instalou Comissão Especial de Investigação (CEI) para corrigir falhas, dirimir dúvidas, e restabelecer a justiça.

Os membros da comissão investigadora protocolaram na nesta sexta-feira na Assembléia Legislativa de Mato Grosso o pedido de auxílio para ampliar as discussões sobre o tema por meio da abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no âmbito estadual.

Finalizado relatório, com previsão de conclusão em quinze dias, a CEI enviará todos os levantamentos e os disponibilizará à Assembléia. Conforme a relatora, vereadora Valéria Vanessa Figueiredo (sem partido), nesta primeira fase de levantamentos ou pré-relatório foram colhidos documentos, mapas, e feito cruzamentos de informações seguindo os depoimentos colhidos de fazendeiros e moradores pioneiros.

Indagada se estes subsídios seriam o bastante para provar a idoneidade dos acusados, ela enfatizou que tudo indica que a área não era fonte de riqueza ilícita, como foram tratados alguns fazendeiros da cidade de Colniza”.

O vereador Helinho Mendes (sem partido), secretário-geral da CEI afirmou que as notícias dando conta que empresas madeireiras promoveram genocídio de índios para conseguirem explorar a área, não passou de boataria. “Não sei como conseguiram plantar este tipo de conversa. Moro a dez anos em Colniza e estou muito descontente com a situação. Isso é boato”, afirma.

Sem querer detalhar os pormenores o presidente da comissão, vereador João Batista Pereira - “o Jota” (PMDB), se limitou apenas a informar que o relatório aponta para injustiças e arbitrariedades. “Neste momento necessitamos de apoio de lideranças estaduais, pois a cidade de Colniza parou. A economia foi a estaca zero e a dignidade de seus moradores maculada. Muita injustiça e arbitrariedades cometidas”, argumenta.

Com o desencadeamento da “Operação Rio Pardo” o caos sócio-econômico se instalou de forma rude e sem precendentes, não bastassem as dificuldades de rotina. Colniza, distante 1.191 km a Noroeste de Mato Grosso registra falta de perspectiva de crescimento. A escala do desemprego ultrapassou a marca de cinco mil postos de trabalho, empresas fechadas e famílias seguindo para outras localidades a procura de sobrevivência.

“Injustiça e arbitrariedade num misto de descaso e abandono com falsa acusação de grilagem de terras e genocídio de índios. Este é o panorama deixado pela operação policial, num evidente movimento de desestabilidade do município”, afirmou o deputado José Riva. “Não podemos nos calar diante de tamanha insensatez. Pelo relatado podemos afirmar que houve prejulgamento, coisa que abominamos. Temos que encontrar meios para restabelecer a ordem”.

Segundo Riva, depois de concluído o relatório é que será definida a estratégia no sentido de reaver as perdas provocadas em Colniza.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114