Cuiabá | MT 29/04/2024
Geral
Sábado, 01 de janeiro de 2005, 00h00

Defesa Civil em alerta para alagamento de bairros da Grande Cuiabá


O superintendente da Defesa Civil do Estado, tenente-coronel Arilton Azevedo, informou que os telefones 190, 192, 193 e 199 estão prontos para atender as possíveis ocorrências de alagamentos. Outros telefones também podem ser acionados em caso de emergência: 3113-7333/ 3613-7333 e 9973-0943.

O estado de alerta começou na manhã deste domingo (19), quando a empresa Furnas Centrais Elétricas informou à Defesa Civil que foi aberto o vertedouro da Usina de Manso e, com isso ocorreu, o aumento na vazão de água. Com uma vazão de 650 metros cúbicos por segundo abertos no domingo, por volta das 9 horas, um grande volume de água é esperado para a manhã desta terça-feira.

A atenção está voltada para o nível do rio até a próxima sexta-feira (24), quando completa 48 horas da vazão que será liberada na quarta-feira (22).

Furnas anunciou que tem previsão de aumentar para 800 metros cúbicos por segundo, na terça-feira, e 1.000 metros cúbicos na quarta-feira.

Estado e municípios de Cuiabá e Várzea Grande montaram um plano emergencial e já se preparam para um possível alagamento dos bairros Praeirinho, São Mateus, Jardim Europa, Coophamil, Santa Izabel e Ribeirão da Ponte, em Cuiabá.

O prefeito Wilson Santos demonstrou preocupação com os bairros da região do Coxipó. Ele disse que quando o Rio Cuiabá sobe, represa o Rio Coxipó e pode alagar também os bairros São Gonçalo Beira Rio e Jardim dos Ipês.

O Estádio Verdão, os ginásios da Lixeira e do Quilombo também estão sendo preparados para abrigar as vítimas. A Defesa Civil Municipal da Capital pode ser acionada pelos telefones: 3027- 2896 ou pelo celular do coordenador Oscar Amélito – 9226-2002.

Em Várzea Grande, a Guarda Municipal está em alerta e a preocupação maior é com a região do distrito de Bonsucesso e Pai André. Os ginásios do Fiotão, Ferreirão e do Parque do Lago receberão, caso seja necessário, as 300 famílias que estão na área de risco.

O secretário de Meio Ambiente, Marcos Machado, e o chefe da Casa Civil, Luiz Antônio Pagot, solicitou de Furnas apoio material para o atendimento às famílias. “Só comunicar o estado não é suficiente, é preciso uma co-responsabilidade”, informou Machado.

A Secretaria de Saúde e a Setecs já foram acionadas e se preparam para atuar neste plano emergencial com alimentação (cestas básicas) e vacinação.”Vamos acompanhar a evolução dos fatos, boletins serão divulgados pelos veículos de comunicação com o objetivo de manter a população informada. Não precisa pânico, estamos nos prevenindo para evitar um mal maior”, reforçou o secretário Marcos Machado.

Um representante da empresa Furnas Centrais Elétricas está sendo aguardado em Cuiabá na próxima quarta-feira, para acompanhar o desenrolar da situação.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114