Cuiabá | MT 26/04/2024
Geral
Quinta, 27 de novembro de 2014, 20h13

Sesi-MT realiza curso de CIPA para colaboradores de 15 indústrias


Prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho é uma das principais finalidades dos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). Nesta semana (24 a 28/11), 35 novos cipeiros de 15 indústrias, participam da formação oferecida pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-Cuiabá), na unidade do Distrito Industrial.

Ministrado pelo técnico de segurança do trabalho, Agnaldo Luiz da Silva, o curso atende pequenas, médias e grandes indústrias. “A Cipa sempre agrega e é fundamental tanto para a indústria quanto para o trabalhador, pois permite que haja produção sem acidente. Além disso, o trabalho dos cipeiros é agir em favor da promoção da saúde do trabalhador” avalia o técnico.

Auxiliar de logística da Emam, Rafael Antônio Pereira, já foi cipeiro duas vezes e pretende aprimorar a maneira de disseminar o conhecimento sobre prevenção e segurança no trabalho. “A dificuldade mais evidente como membro da Cipa é conversar com o trabalhador de modo que ele entenda a importância daquela orientação. Acho que o curso irá me ajudar neste sentido, de saber a melhor forma de abordar. Mas bom seria se todos pudessem participar das aulas e entender a relevância deste assunto, que garante a integridade física das pessoas”, destaca o trabalhador.

Pela primeira vez Lainara Palaro, engenheira de alimentos da Didane Alimentos será cipeira. Para ela, o curso amplia a possibilidade de atingir mais trabalhadores, principalmente os que estão na produção. “Precisamos nos comunicar com mais eficiência, pois somente assim conseguiremos conscientizar. Na empresa temos mais mulheres, que são mais acessíveis neste sentido de segurança, mas também tenho rapazes resistentes”, conta.

Além da conscientização, a identificação de riscos também faz parte do trabalho da Cipa, que sempre é composta por representantes do empregador e dos empregados, em igual número, conforme a Norma Regulamentadora (NR) 5, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

Participaram do curso os colaboradores da Grupal, Pantanal, Pa Alimentos, Prenorte, Rico Nutrição Animal, Didane Alimentos, Eco Ambiental, Supermix, Chipas Pão de Forma, Constubos, Valemas, Emam, Casp, White Martins e D’Italia. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114