Cuiabá | MT 28/04/2024
Geral
Terça, 23 de maio de 2006, 07h18

Programa do biodiesel segue normalmente, diz Ministro


Programa do biodiesel não será interrompido para fabricação do novo combustível, diz Rodrigues

A adição de 10% de óleos vegetais ao óleo diesel, anunciada na quinta-feira (18) pelo presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, após reunião do Conselho Nacional de Política Energética, não interromperá o processo de fabricação do biodiesel.

Os processos são complementares, o programa do biodiesel seguirá normalmente, informou o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, que também participou da reunião.

O novo tipo de combustível, batizado de Hbio, utilizará óleos extraídos da mamona, do girassol, do dendê e de soja, por exemplo, o que reduzirá a importação de óleo diesel e contribuirá para a qualidade ambiental, já que levará menor quantidade de enxofre e maior quantidade de cetano. A mistura será feita diretamente nas refinarias.

O Hbio é um produto inovador. Com ele, o Brasil sai na vanguarda. Vai impactar muito positivamente na indústria brasileira. Com este novo processo, será possível reduzir a dependência em petróleo. Ele é um casamento da indústria do petróleo com o agronegócio, disse Roberto Rodrigues, ao lembrar que há 30 anos o Brasil criou o álcool combustível, o que representou uma revolução para o país.

Segundo o presidente da Petrobras, a expectativa é de que em 2007 já sejam produzidos cerca de 256 mil metros cúbicos e no ano seguinte, cerca de 425 mil metros cúbicos. Gabrielli informou que já foram realizados diversos testes comerciais com o Hbio, tanto em laboratório quanto em refinaria, e que foi possível comprovar que o novo produto é economicamente viável. Ele tem um custo muito inferior ao do diesel importado, disse. A produção, garantiu, não implicará custo adicional para a estatal.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114