Cuiabá | MT 27/04/2024
Geral
Terça, 23 de maio de 2006, 14h35

Projeto da Unemat resgata história das comunidades negras


O Projeto História e Memória da Unemat participou da 6ª Feira Agropecuária de Poconé durante os dias 17 a 21 deste mês, com um estande próprio. O projeto visa resgatar a história das comunidades rurais de negros de Poconé e causou surpresa na própria comunidade, uma vez que muitos poconeanos desconheciam a existência de quilombolas no município.

O coordenador do projeto Antônio Eustáquio de Moura, professor da Unemat, explica que o projeto está entrando na sua fase final, com o resgate da identidade cultural das comunidades negras que passam a ter sua história e identidade resgatadas. “A própria população de Poconé não sabia da existência de tantas comunidades negras no município, e começam a descobrir uma nova oportunidade de explorar o turismo étnico-cultural na região de morrarias, e com isso ampliar a atuação turística que se restringia ao Pantanal”, avalia.

Antônio Moura lembra que durante a exposição agropecuária em Poconé, três comunidades do município: Campina de Pedra, Capão Verde e Jejum levaram seus produtos para serem comercializados. As demais comunidades quilombolas foram representadas por meio de exposição de fotos e vídeos apresentados no estande.

A participação dessas comunidades nesses eventos é considerada importante pelo coordenador do Projeto História e Memória porque permite que eles demonstrem sua capacidade produtiva, e puderam mostrar seus produtos feitos à base de banana e cana-de-açúcar, além de produtos com plantas medicinais e trabalhos artesanais.

Poconé é o município mato-grossense que mais possui comunidades remanescentes de quilombos, e essa atividade e comunidades negras eram desconhecidas até mesmo por uma parcela da comunidade local.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114