Cuiabá | MT 28/04/2024
Geral
Terça, 23 de maio de 2006, 17h00

Presidente francês faz visita a Lula para falar sobre cooperação tecnológica


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá o presidente da França, Jacques Chirac, nesta quinta-feira (25), às 11 horas, no Palácio da Alvorada. Segundo o porta-voz da presidência da República, André Singer, eles devem conversar sobre vários temas, dentre eles, o aumento da cooperação tecnológica bilateral.

Nesta área, Singer informou que os dois presidentes devem fazer uma declaração comum sobre biocombustíveis. Há uma possibilidade de constituir um Fundo Internacional para a disseminação de tecnologias para a produção de biocombustíveis em países em desenvolvimento, disse o porta-voz.

Outro assunto que deve ser tratado no encontro diz respeito à Rodada Doha, da Organização Mundial do Comércio (OMC). De acordo com Singer, Lula tem conversado com chefes de Estado, principalmente com o primeiro-ministro inglês, Tony Blair, no sentido de fazer uma reunião que possa produzir soluções para a Rodada Doha.

A visita de Estado do presidente francês ao Brasil, cuja chegada está prevista para amanhã à noite, em Brasília - é entendida pelo governo brasileiro como uma retribuição à visita que Lula fez àquele país em julho de 2005, ocasião das comemorações do Ano do Brasil na França. Chirac vem acompanhado dos ministros das Relações Exteriores, da Defesa, da Industria e Fazenda, além de uma comitiva de 20 empresários.

Ainda segundo o porta-voz, a França detém hoje o quarto maior estoque de investimentos no Brasil. São US$ 12 bilhões em 2004, com destaque para o setor automobilístico. O comércio bilateral vem se expandindo em ritmo constante, ou seja, dobrou nos últimos 10 anos, alcançando US$ 5 bilhões.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114