Cuiabá | MT 28/04/2024
Geral
Quarta, 24 de maio de 2006, 08h50

MT implantará curso de inteligencia policial


O Governo do Estado de Mato Grosso irá oferecer o primeiro curso no Brasil de pós-graduação latu sensu em Inteligência Policial. O curso será ofertado pela Escola de Governo por meio de uma parceira com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

“Será um curso modelo, um curso piloto. A proposta é que o curso seja reaplicado em mais 11 Estados brasileiros, capacitando policiais”, explicou o coordenador de projetos de capacitação de policiais da Senasp, Adriano Moraes.

Sobre a reunião técnica, o diretor geral da Escola de Governo, Almir Balieiro, explicou que são profissionais trazendo suas experiências, dando um desenho do que será o curso superior que servirá de referência para outros Estados. “Estamos oportunizando ao servidor público a produção de conhecimento, o envolvimento do servidor público, que vai ter que ler, pesquisar bastante para produzir, para a partir daí poder implementar o conhecimento”, concluiu.

De acordo com a diretora de educação superior e profissional da Escola de Governo, Regina Borges de Araújo, serão ofertadas 35 vagas para a pós-graduação. Destas, 31 vagas restantes serão destinadas à Polícia Militar e Polícia Civil de forma igualitária.

Uma vaga será destinada ao Estado de Goiás e outra para o Mato Grosso do Sul. As Superintendências da Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso também serão contempladas com uma vaga cada corporação.

“O edital está sendo formatado com as regras de participação, mas algumas das exigências pedidas serão um mínimo de tempo na corporação e a atuação na área de inteligência. Os interessados também terão que apresentar monografias projetadas para serem aproveitadas na área de atuação”, explicou Moraes.

De acordo com ele, o trabalho de capacitação de policiais na área de inteligência por meio da Senasp teve início no ano passado em Pernambuco, mas apenas como capacitação. “Em Mato Grosso encontramos o ambiente favorável para a pós-graduação”, completou.

Conforme o coordenador de Inteligência da Sejusp, delegado Aquiles Toschi Junior, esse curso será muito importante, pois vem consolidar a integração entre as polícias, e também de formar profissionais especialistas. “Teremos uma base de multiplicadores alinhados com o conhecimento do restante do país e do mundo na área de inteligência, dentro de um Estado democrático de direito, o que é importante”, acrescentou.

O delegado salientou que o curso irá atualizar as técnicas de análise e a construção de bancos de dados. “Esses serão pontos fortes dessa especialização”, concluiu.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114