Cuiabá | MT 29/04/2024
Geral
Terça, 30 de maio de 2006, 07h00

Embrapa promove curso sobre industrialização da soja


Vedete entre os alimentos funcionais, aqueles que além de proporcionar uma alimentação saudável, trazem benefícios diretos para a saúde, a soja ganha cada vez mais a atenção da indústria de alimentos. Hoje, basta um passeio pelas gôndolas de supermercados para conhecer a versatilidade do grão: é possível encontrar sucos à base de soja, creme de leite, leite condensado, iogurtes, farinhas, bolachas e biscoitos. Além de produtos de uso direto do grão, a soja também é amplamente usada pela indústria como um ingrediente que ajuda a melhorar a estrutura de outros alimentos, seja ajudando a dar o ponto de uma receita ou enriquecê-la com proteínas e outros compostos isolados do grão.

Para estimular as indústrias de alimentos a entrar nesse mercado e debater as novas tecnologias de processamento, aspectos de qualidade e formas de utilização dos produtos, a Embrapa promove pela primeira vez no Brasil o “Curso de alimentos de soja: tecnologias, processamento e utilização”. O curso será desenvolvido nos dias 4 e 5 de junho, antecedendo o 4º Congresso Brasileiro de Soja, e será realizado em parceria com a Sociedade Americana dos Químicos de Óleo (AOCS), com sede em Illinois, EUA.

O Curso vai reunir técnicos de grandes empresas de alimentos, como engenheiros e químicos, além de pesquisadores, professores e outros interessados em entrar no mercado de processamento da soja. Entre os assuntos que serão tratados, estão palestras sobre a química do sabor da soja, do professor Keith Cadwallader, do Centro de Produtos de Soja, da Universidade de Illinois, que pretende mostrar como é complexa a bioquímica dos compostos do grão de soja e de que forma é possível otimizar o seu sabor. O professor Roberto Moretti, da Unicamp, e criador da primeira vaca mecânica para produção de leite de soja, vai abordar tecnologia de produção do leite e mostrar como o processo evoluiu nos últimos anos.

Os diferentes usos e aplicações da proteína texturizada de soja, também conhecida por carne de soja, também serão destaque no evento. “Hoje, a proteína é usada em produtos cárneos como salsichas e hambúrgueres. Novos usos podem ampliar sua participação no mercado, como o aproveitamento pela indústria de panificação ou na confecção de barras nutritivas e bebidas”, explica a pesquisadora Mercedes Panizzi, coordenadora do curso.

E para estimular a indústria a desenvolver novos produtos, a pesquisadora Maria Inês Genovessi, da Universidade de São Paulo, mostra os resultados obtidos sobre a ação biológica que compostos da soja têm para promoção da saúde, como atividades antioxidante, anti-inflamatória e de controle do colesterol.

“O volume de soja processada para consumo humano, ainda é um mercado cujo tamanho é difícil de ser medido, principalmente porque há muitas pequenas empresas atuando, mas é possível que chegue anualmente a cerca de 1,6 milhões de toneladas ou 3% da produção total”, explica a pesquisadora da Embrapa Soja, Mercedes Carrão Panizzi.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114