Cuiabá | MT 28/04/2024
Geral
Terça, 30 de maio de 2006, 16h29

Empresas tentam embarcar soja convencional como transgênica


O diretor-presidente da Empresa Paranaense de Classificação de Produtos (Claspar), Valdir Izidoro Silveira, alertou nessa segunda-feira (29-05), em Curitiba, que algumas empresas enviaram seus produtos ao Porto de Paranaguá como transgênicos, apesar de serem convencionais. “Estão rotulando as cargas indevidamente. Com isso, querem prejudicar a imagem do Paraná como o maior exportador de soja convencional do País”, disse Silveira.

A denúncia foi feita depois que fiscais da Claspar verificaram na quinta-feira, em Paranaguá, que três caminhões transportavam cargas de soja a granel convencional, rotuladas como transgênicas. O diretor-técnico de Classificação da Claspar, Eduardo Felipe Guidi, informou que o ilícito penal foi confirmado com a realização de testes para identificação de Organismos Geneticamente Modificados. “Assim que realizamos os testes, pudemos concluir que se tratava de produto convencional e não transgênico”, disse.

Guidi lembrou que, após o trabalho de identificação, as cargas e as documentações dos caminhões foram encaminhadas à delegacia de polícia e ao Ministério Público locais. “Foi a primeira tentativa de oferecer soja convencional como transgênica. A ação foi caracterizada como um ilícito penal. Por isso, foram tomadas todas as medidas cabíveis”, afirmou.

O diretor-presidente da Claspar destacou que, mesmo diante de uma declaração, em nota fiscal, sobre a natureza convencional ou transgênica dos carregamentos que chegam ao porto, a Claspar realiza testes para comprovar ou não o que consta na declaração. Se a triagem comprovar que a informação declarada em nota não coincide com a natureza do produto, o caso é encaminhado para abertura de ilícito penal por falsidade ideológica. “Foi o que aconteceu no caso dos três caminhões, que transportavam soja convencional como sendo transgênica”, concluiu.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114