Cuiabá | MT 28/04/2024
Geral
Quarta, 31 de maio de 2006, 06h42

Proposta de varas para o crime organizado é aprovada pelo CNJ


O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou ontem (30), por unanimidade, a proposta da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Armas de criação de varas especializadas no combate ao crime organizado. A informação foi dada pelo presidente da CPI, deputado Moroni Torgan (PFL-CE).

Segundo o deputado, o conselho vai sugerir a todos os tribunais de Justiça e à Justiça Federal a instalação desse tipo de vara especializada no Brasil.

Tenho certeza de que todos vão receber [a sugestão] de bom grado e implantá-las [varas] o quanto antes. Essa é um a grande vitória contra o crime organizado, porque a burocracia judiciária não estará mais a favor do crime organizado, e sim contra ele. A partir do momento que forem instaladas as varas especializadas, o crime organizado não terá o poder de intimidação que tem hoje, com o juiz singular, afirmou Torgan, depois de participar de reunião do CNJ.

Ele disse que essas varas poderão evitar que juízes sejam intimidados pelo crime organizado, como está acontecendo hoje. O crime organizado não terá o poder de intimidação que tem hoje com o juiz singular. O juiz singular estava sendo intimidado de todas as formas. Com a implantação das varas especializadas, acredito que vamos acabar com esses dois problemas: o problema da intimidação e o problema da falta de especialização, afirmou o deputado.

Os integrantes da CPI ainda se reunirão com os membros do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para tratar do envolvimento de advogados com o crime organizado e também para falar da exposição de advogados ao crime organizado. A reunião está prevista para terça-feira (6) na sede da OAB.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114