Cuiabá | MT 29/04/2024
Geral
Segunda, 13 de julho de 2015, 19h19

A hora do lobo é atração do Imagens em Pauta desta terça-feira


Atormentado por pesadelos, um artista plástico que vive com a esposa em uma ilha isolada, começa a ter visões perturbadoras em “A hora do lobo” (Vargtimmen, 1968, 90 minutos), de Ingmar Bergman, atração dessa terça-feira, 14 de julho, às 19:00, no Cine Sesc Arsenal. Classificação indicativa: 18 anos.

O filme dá continuidade ao nono ano de exibições do “Imagens em Pauta”, projeto realizado pelo Sesc Mato Grosso em parceria com a Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), Cineclube Coxiponés e Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso. Cada sessão é iniciada com a apresentação do filme programado e após a exibição os participantes conversam a respeito dele.

Em 2015, a programação do Imagens em Pauta se concentra na filmografia do sueco Ingmar Bergman (1918-2007), realizador obstinado que, além do cinema, dedicou-se intensamente às formas teatrais. Centrada em questões existenciais e na dificuldade encontrada pelas pessoas em se comunicar, a obra de Bergman inspirou e continua a inspirar cineastas, críticos e espectadores ao redor do mundo.

Sobre o filme

Em “A hora do lobo”, o artista plástico Johan (Max von Sydow) e sua esposa grávida, Alma (Liv Ullmann), retiram-se em uma ilha isolada. Johan é consumido por demônios do passado e por constantes alucinações. Alma tenta ajudá-lo a manter a sanidade e controlar sua obra. Mas durante a chamada "hora do lobo", os tormentos e devaneios de Johan encontram espaço para se materializar.

Uma tentativa de explicar a expressão “hora do lobo” aparece numa cartela, logo no início do filme. O texto diz: “A hora do lobo é a hora entre a noite e o amanhecer. É a hora em que a maioria das pessoas morre, quando o sono é mais profundo, quando pesadelos parecem mais reais. É a hora em que os demônios são mais poderosos. A hora do lobo é também a hora em que a maioria das crianças nasce”.

Considerado um dos mais importantes diretores do século XX, Ingmar Bergman é autor de clássicos como “Morangos silvestres”, “Gritos e sussurros” e “Cenas de um casamento”. Bergman foi um dos fundadores da Academia Europeia de Cinema, em 1988. Premiado várias vezes nos Festivais de Berlim e Cannes, Bergman recebeu o Oscar de melhor filme estrangeiro três vezes (por “A fonte da donzela”, “Através de um espelho” e “Fanny & Alexander”).

Bergman iniciou sua carreira artística no teatro, no início da década de 1940. O realizador se distinguiu em várias ocasiões como diretor de peças teatrais de importantes autores, como Shakespeare e Strindberg. Na década de 1960, Bergman foi contratado como diretor do famoso Teatro Real de Artes Dramáticas da Suécia, o Dramaten.

Na próxima terça-feira, 21 de julho, o Imagens em Pauta continua o Ciclo Bergman com a exibição de “O rito” (Riten, 1969, 72 minutos).

Sesc Arsenal

O Sesc Arsenal é um centro cultural que conta com espaços como Biblioteca, Banco de Textos de Artes Cênicas, Teatro, Centro de Difusão e Realização Musical, Galeria de Arte e Choperia. Confira as atividades culturais que este centro cultural oferece através do blog www.sesc-mt.blogspot.com.

A programação do “Imagens em Pauta” é gratuita e direcionada aos interessados em cinema. Endereço: Rua Treze de Junho, s/nº, bairro Porto (amplo estacionamento com entrada pela rua lateral, gratuito para pessoas que participam das atividades culturais e recreativas da unidade devendo, para isso carimbar o ticket) 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114