Cuiabá | MT 29/04/2024
Geral
Terça, 14 de julho de 2015, 19h33

TRE-MT e Hemocentro realizam cadastro de doadores de medula óssea


Foto: Alair Ribeiro/TRE-MT

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, em parceria com a Associação dos Amigos da Criança com Câncer (AACC-MT) e o Hemocentro, realizarão no próximo dia 23 de julho, nas dependências do TRE-MT, a Campanha de Medula Óssea. O evento tem como intuito a conscientização dos servidores para a doação da medula óssea.

A campanha terá duas etapas. A primeira acontecerá no dia 23, que será feito um cadastro de doação, onde os servidores preencherão um formulário com dados pessoais. Após o cadastro, é coletada uma amostra de sangue com 5 a 10 ml para testes. O procedimento é simples e tem a duração de aproximadamente 10 minutos.

Qualquer pessoa entre 18 a 54 anos pode fazer a coleta, sem restrições. Os servidores que desejam participar do evento poderão se apresentar no stand do Hemocentro, portando o documento de identificação com foto (RG, CNH, carteira de trabalho, certificado de reservista ou passaporte).

Após a coleta do sangue, a amostra será destinada ao laboratório para realização de testes, que determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre doador e o paciente. O servidor ficará cadastrado no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula (REDOME). Quando houver um paciente compatível e precisando de um transplante, o doador será convocado para realizar a doação.

 

O que é Medula Óssea

Medula Óssea é a matriz do sangue que contém as células mãe (células tronco) que originam os glóbulos brancos e plaquetas. A medula se localiza na parte interna dos ossos.

O transplante da medula óssea é indicado para as pessoas que têm doenças que comprometem a produção de sangue pela medula, como leucemia, hemoglobinopatias, crianças com doenças genéticas e em casos de aplasia de medula. As pessoas que necessitam ser submetidas ao transplante de medula óssea devem fazer os seus cadastros no Registro de Receptores de Medula Óssea (REREME). 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114